Açúcar ou Adoçante: Qual o mais saudável

açúcar, adoçante, pelanutrição, nutricionista andreia vieira

Açúcar ou adoçante: qual o melhor? Sem dúvida que o uso de adoçantes tem vindo a aumentar, por razões de saúde. Mas afinal, vale mesmo a pena trocar o açúcar por adoçante? A Nutricionista Andreia Vieira responde.

O açúcar

Sem dúvida que o consumo exagerado de açúcar traz consequências nefastas para a nossa saúde. Com efeito, o consumo excessivo de açúcar contribui para a formação de cáries dentárias; para o ganho de peso corporal; para o aumento do risco de Diabetes e para o aumento do risco de Doenças Cardiovasculares.

O açúcar mais comum na nossa alimentação é o refinado. Porém, esse produto passa por muitas etapas de processamento. Aliás, perde tantos nutrientes que fica a fornecer apenas calorias: 4 Kcal por cada 1g.

Os adoçantes

Os adoçantes artificiais foram desenvolvidos como uma alternativa para as pessoas que sofrem de diabetes e não podem consumir açúcar. Ademais, passaram a ser utilizados por quem deseja emagrecer ou controlar o peso. Inegavelmente os adoçantes artificiais não têm tantas calorias do que o açúcar. Só para exemplificar, 1 pacote de 6g de açúcar fornece 24 Kcal. Enquanto 1 pacote de adoçante tem 3 calorias. São exemplos de adoçantes artificiais a sacarina, o aspartame, o acessulfame de potássio, o ciclamato.

De salientar que alguns adoçantes são criticados por poderem causar doenças, como cancro. Porém, dentro da recomendação da ingestão diária, não existem estudos que comprovem os malefícios. Por exemplo, de sacarina a dose máxima é de 5mg/Kg de peso por dia. Enquanto a dose máxima de aspartame é de 40mg/kg de peso por dia.

Entretanto, também há no mercado adoçantes naturais, como por exemplo o Xilitol e o Stevia. Enquanto o xilitol apresenta 40% menos calorias do que o açúcar e é tolerado pelos diabéticos, o Stevia não tem praticamente calorias. Além disso, o stevia é também recomendado para diabéticos.

Açúcar ou Adoçante: Qual o mais saudável?

A nossa saúde e o emagrecimento dependem de vários fatores. Não dependem apenas do açúcar que consumimos. Toda a alimentação conta. Não apenas o tipo de açúcares que consumimos. Assim, deixo estas dicas:

  • Reduza a quantidade de açúcar que consome. Com toda a certeza, com o tempo irá se desabituar ao sabor doce. Assim, irá retirar por completo o açúcar da sua alimentação.
  • Evite o consumo de alimentos processados com muito açúcar, como refrigerantes, bolachas e bolos.
  • Se acaso não apreciar o sabor do adoçante, troque o açúcar refinado pelo mascavado, por exemplo. Além disso pode trocar o açúcar pelo açúcar de coco ou ainda pelo mel, geleia de arroz, agave ou coco. De facto, estes produtos são mais naturais, menos refinados, mais ricos em termos nutricionais e de absorção mais lenta. No entanto, não se esqueça, estes produtos são açúcares na mesma. Fornecem na mesma calorias e em excesso fazem mal. Assim, deve ter cuidado com a quantidade que ingere.
  • Os adoçantes, tanto os artificiais como os naturais, podem ser bons aliados na nossa saúde. São menos calóricos do que o açúcar e não mexem com a glicose do nosso organismo. No entanto, tenha cuidado com a quantidade que ingere. A dose faz o veneno! No equilíbrio está o segredo.
  • Para a perda de peso e para a sua saúde, o melhor caminho é a reeducação do seu paladar. Ir reduzindo o açúcar e o adoçante até se habituar. Se acaso precisar de um aconselhamento mais profissional, marque consulta de nutrição. 
caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,

nuggets saudáveis de frango, pela nutrição

Nuggets Saudáveis de Frango

Esta receita de nuggets saudáveis de frango promete conquistar toda a família. Não deixe de experimentar esta receita da nutricionista Andreia Vieira. Ingredientes para os nuggets saudáveis de frango: 200g de corn flakes 0% açúcares 120g de iogurte natural sólido Sumo e raspa de 1 limão Sal, pimenta q.b. 1Kg de peito de frango cortado

Diferenças entre homens e mulheres; diferenças nutricionais entre homens e mulheres; pela nutrição

Homens e Mulheres: Diferenças Nutricionais

Mulheres e homens não são iguais, bem sabemos. Mas quais as diferenças nutricionais entre homens e mulheres? Descubra com a ajuda da nutricionista Andreia Vieira as principais diferenças. Diferenças nutricionais entre homens e mulheres   Em primeiro lugar, a diferença mais evidente está relacionada com as necessidades energéticas. Por norma, homens em idade adulta que