Açúcar ou Adoçante: Qual o mais saudável

açúcar, adoçante, pelanutrição, nutricionista andreia vieira

Açúcar ou adoçante: qual o melhor? Sem dúvida que o uso de adoçantes tem vindo a aumentar, por razões de saúde. Mas afinal, vale mesmo a pena trocar o açúcar por adoçante? A Nutricionista Andreia Vieira responde.

O açúcar

Sem dúvida que o consumo exagerado de açúcar traz consequências nefastas para a nossa saúde. Com efeito, o consumo excessivo de açúcar contribui para a formação de cáries dentárias; para o ganho de peso corporal; para o aumento do risco de Diabetes e para o aumento do risco de Doenças Cardiovasculares.

O açúcar mais comum na nossa alimentação é o refinado. Porém, esse produto passa por muitas etapas de processamento. Aliás, perde tantos nutrientes que fica a fornecer apenas calorias: 4 Kcal por cada 1g.

Os adoçantes

Os adoçantes artificiais foram desenvolvidos como uma alternativa para as pessoas que sofrem de diabetes e não podem consumir açúcar. Ademais, passaram a ser utilizados por quem deseja emagrecer ou controlar o peso. Inegavelmente os adoçantes artificiais não têm tantas calorias do que o açúcar. Só para exemplificar, 1 pacote de 6g de açúcar fornece 24 Kcal. Enquanto 1 pacote de adoçante tem 3 calorias. São exemplos de adoçantes artificiais a sacarina, o aspartame, o acessulfame de potássio, o ciclamato.

De salientar que alguns adoçantes são criticados por poderem causar doenças, como cancro. Porém, dentro da recomendação da ingestão diária, não existem estudos que comprovem os malefícios. Por exemplo, de sacarina a dose máxima é de 5mg/Kg de peso por dia. Enquanto a dose máxima de aspartame é de 40mg/kg de peso por dia.

Entretanto, também há no mercado adoçantes naturais, como por exemplo o Xilitol e o Stevia. Enquanto o xilitol apresenta 40% menos calorias do que o açúcar e é tolerado pelos diabéticos, o Stevia não tem praticamente calorias. Além disso, o stevia é também recomendado para diabéticos.

Açúcar ou Adoçante: Qual o mais saudável?

A nossa saúde e o emagrecimento dependem de vários fatores. Não dependem apenas do açúcar que consumimos. Toda a alimentação conta. Não apenas o tipo de açúcares que consumimos. Assim, deixo estas dicas:

  • Reduza a quantidade de açúcar que consome. Com toda a certeza, com o tempo irá se desabituar ao sabor doce. Assim, irá retirar por completo o açúcar da sua alimentação.
  • Evite o consumo de alimentos processados com muito açúcar, como refrigerantes, bolachas e bolos.
  • Se acaso não apreciar o sabor do adoçante, troque o açúcar refinado pelo mascavado, por exemplo. Além disso pode trocar o açúcar pelo açúcar de coco ou ainda pelo mel, geleia de arroz, agave ou coco. De facto, estes produtos são mais naturais, menos refinados, mais ricos em termos nutricionais e de absorção mais lenta. No entanto, não se esqueça, estes produtos são açúcares na mesma. Fornecem na mesma calorias e em excesso fazem mal. Assim, deve ter cuidado com a quantidade que ingere.
  • Os adoçantes, tanto os artificiais como os naturais, podem ser bons aliados na nossa saúde. São menos calóricos do que o açúcar e não mexem com a glicose do nosso organismo. No entanto, tenha cuidado com a quantidade que ingere. A dose faz o veneno! No equilíbrio está o segredo.
  • Para a perda de peso e para a sua saúde, o melhor caminho é a reeducação do seu paladar. Ir reduzindo o açúcar e o adoçante até se habituar. Se acaso precisar de um aconselhamento mais profissional, marque consulta de nutrição. 
ementa semanal, ementa semanal saudável, pela nutrição, nutricionista andreia vieira, consultas de nutrição

Ementa Semanal Saudável: Sugestões da Nutricionista

Acredito que ter uma ementa semanal saudável a/o vai ajudar a ter maior controlo alimentar. Assim, deixo-lhe sugestões de refeições saudáveis para toda a semana. Fazer o planeamento de uma ementa semanal pode ser muito vantajoso. De facto, este planeamento ajuda a adotar hábitos mais saudáveis, poupar tempo na cozinha e garantir que compra apenas

nutrição infantil, consulta de nutrição pediátrica, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Nutrição Infantil: 6 Conselhos da Nutricionista

A nutrição infantil reveste-se de cada vez mais importância. De facto, a alimentação das nossas crianças afeta o seu crescimento e desenvolvimento físico, mental e intelectual. Aceite estes conselhos da nutricionista Andreia Vieira e notará diferenças não só no controlo de peso das crianças como também no seu desenvolvimento.  Nutrição infantil: 6 conselhos da nutricionista

sopa de chuchu, sopa com chuchu, chuchu, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Sopa com chuchu: Uma receita da Nutricionista

Esta receita de Sopa com Chuchu promete agradar a toda a família. É cremosa e saborosa e, além disso, não tem batata. Vamos experimentar? O consumo de sopa é recomendado pela Organização Mundial de Saúde, pois o seu consumo contribui para a ingestão diária recomendada de legumes. Desta forma, comece a sua refeição principal por