Alimentação Sustentável: 5 Passos para Salvar o Planeta (EBOOK)

Alimentação sustentável, Pela Nutrição

Uma Alimentação Sustentável implica o respeito pelos recursos naturais. Pretende-se um equilíbrio entre a produção alimentar, a saúde e o ambiente. Antes de mais nada, comece por estes 5 passos. Compre o EBOOK para obter receitas sustentáveis.

 

Definição de Alimentação Sustentável: 5 Passos “Verdes”

 

  • Evite o desperdício alimentar

Cerca de um terço da produção de alimentos vai para o lixo. Grande parte deste desperdício ocorre nas nossas casas.

Com efeito, antes de ir ao supermercado faça uma lista de compras. Ao mesmo tempo, deve ir às compras sem fome. Sempre que possível, compre alimentos a granel. Além disso, tenha atenção às datas de validade.

Entretanto, utilize as cascas e os talos dos legumes e das frutas. Por fim reutilize as sobras.

 

  • Consuma alimentos locais e da época

Os alimentos da época são mais ricos em nutrientes e de melhor sabor. Por outro lado, os alimentos locais têm menor impacto ambiental.

 

  • Adote uma alimentação do estilo Mediterrânico

O estilo de vida mediterrânico é um estilo de vida saudável. Desta forma, baseia-se numa alimentação equilibrada e variada.  Por outro lado, assenta no consumo de legumes e frutas locais e da época. Por fim, privilegia o consumo frequente de leguminosas, como por exemplo o feijão; o grão de bico; as favas; as ervilhas e as lentilhas.

Posto isto, a Dieta Mediterrânica é considerada uma das mais sustentáveis do Mundo. Compre aqui o EBOOK  sobre Alimentação Mediterrânea.

Comprar EBOOK Pela Nutrição, nutricionista Andreia Henriques Vieira

  • Para uma alimentação sustentável, consuma menos alimentos de origem animal

Refeições que incluam legumes; cereais; fruta e leguminosas têm menor impacto ambiental. Pelo contrário, refeições que incluam mais carne; peixe; ovos e laticínios têm maior impacto ecológico.

Desta forma, comece a sua refeição por uma sopa de legumes. Seguidamente, acompanhe grande parte do seu prato com salada ou legumes. Cerca de 1/4 do prato deve estar ocupado por cereais integrais. Portanto, apenas 1/4 do prato pode ser ocupado por alimentos ricos em proteína. Acima de tudo, deve variar a proteína animal pela proteína vegetal.  Caso queira saber mais acerca de proteína animal e vegetal, consulte este artigo.

Certamente, o caril de grão pode ser uma boa sugestão para hoje.

 

  • Reduza a utilização de embalagens de plástico

Com efeito, deve optar por embalagens mais ecológicas. As de papel ou as de tecido são boas opções. Ainda assim, deve ter o cuidado de reutilizar e reciclar as embalagens.

Comprar EBOOK Pela Nutrição, nutricionista Andreia Henriques Vieira

Conteúdos do e-Book Alimentação Sustentável

Posto isto, este EBOOK ensina a fazer uma alimentação sustentável e sem desperdício. Além disso, encontrará 10 receitas sustentáveis.

Vamos começar hoje a cuidar do nosso Planeta.

Comprar EBOOK Pela Nutrição, nutricionista Andreia Henriques Vieira

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,

nuggets saudáveis de frango, pela nutrição

Nuggets Saudáveis de Frango

Esta receita de nuggets saudáveis de frango promete conquistar toda a família. Não deixe de experimentar esta receita da nutricionista Andreia Vieira. Ingredientes para os nuggets saudáveis de frango: 200g de corn flakes 0% açúcares 120g de iogurte natural sólido Sumo e raspa de 1 limão Sal, pimenta q.b. 1Kg de peito de frango cortado

Diferenças entre homens e mulheres; diferenças nutricionais entre homens e mulheres; pela nutrição

Homens e Mulheres: Diferenças Nutricionais

Mulheres e homens não são iguais, bem sabemos. Mas quais as diferenças nutricionais entre homens e mulheres? Descubra com a ajuda da nutricionista Andreia Vieira as principais diferenças. Diferenças nutricionais entre homens e mulheres   Em primeiro lugar, a diferença mais evidente está relacionada com as necessidades energéticas. Por norma, homens em idade adulta que