Artrite Reumatoide: Cuidados alimentares

Artrite reumatoide. Pela Nutrição.

A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune crónica. O tratamento inclui não apenas cuidados médicos, como também alterações no estilo de vida e na alimentação. Assim, veja aqui quais os cuidados alimentares importantes nesta doença.

 

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, caracterizada por uma inflamação.

A artrite reumatoide caracteriza-se tanto pela dor, rigidez e inchaço das articulações como pela perda da função motora.

Ademais há danos nos ossos e enfraquecimento dos músculos e tendões.

Além disso, os doentes com artrite reumatoide têm maior risco de desenvolverem doenças cardiovasculares, anemia e problemas no estômago e no intestino.

 

Artrite reumatoide: Tratamento

 

  • Em primeiro lugar, os cuidados de saúde contínuos são essenciais. Assim, consultas médicas frequentes fazem parte do tratamento.

 

  • Os medicamentos para controlar a dor e a inflamação são a base do tratamento desta doença.

 

  • A prática de exercício físico personalizado pode ser útil. Além disso, o repouso também é desejável.

 

  • Ademais, o controlo do stress, por exemplo com meditação e aplicação de técnicas de relaxamento pode também ser importante.

 

  • Relativamente à alimentação, há evidências que a dieta mediterrânea possa ser importante no controlo da doença. Conheça melhor esta dieta neste EBOOK.

 

 

Inegavelmente é fundamental ter uma alimentação completa, equilibrada e variada.

Assim sendo, a alimentação deve ser rica em cereais integrais; em legumes; em frutas e em leguminosas, como por exemplo o feijão; o grão-de-bico; as lentilhas; as ervilhas e as favas.

Além disso, prefira o consumo de peixe ao invés da carne. A dieta deve ser rica em gorduras boas.

Visto que o peixe é rico em gorduras boas, este deve estar presente, pelo menos, 3 refeições por semana.

Na cozinha, prefira o azeite e consuma frequentemente frutos secos. Evite as manteigas; as natas; os doces; os bolos; os fritos; as carnes vermelhas; os enchidos; os fumados; os produtos de salsicharia e charcutaria.

Evite o sal mas tempere a comida com ervas aromáticas. Use por exemplo a salsa; os orégãos; os coentros, o açafrão; a curcuma; o louro; o gengibre e o alecrim.

O consumo de antioxidantes; de vitaminas do complexo B; de cálcio e de vitamina D é importante no controlo desta doença.

Beba bastante água. Mantenha-se hidratado Evite os refrigerantes e as bebidas alcoólicas.

Por fim, mantenha um peso saudável. O excesso de peso não ajuda no controlo da doença.

 

Assim sendo e, caso necessite de ajuda para controlar a doença, marque consulta de nutrição.

 

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,