Aumento de Peso na Gravidez: Calcule o Peso Recomendado

Aumento de peso durante a gravidez

 

O aumento de peso na gravidez é desejável. No entanto, é necessário saber quantos quilos se deve engordar durante a gravidez. Faça aqui as contas e assegure uma boa saúde, tanto para si como para o seu bebé.

 

A alimentação durante a gravidez deverá assegurar a saúde da mãe e o crescimento do feto. Além disso, deverá permitir o sucesso da amamentação.

O aumento de peso na gravidez deve-se ao peso da placenta; líquido amniótico; útero e tecido mamário; bebé e reservas de gordura.

Assim, um ganho de peso insuficiente durante a gravidez aumenta o risco do bebé ter baixo peso.

Por outro lado, o aumento de peso excessivo aumenta o risco de complicações no parto. Além disso, aumenta-se o risco de obesidade, tanto para a mãe como para o filho.

 

 

Aumento de peso na Gravidez: Calculadora

 

O ganho de peso recomendado durante a gravidez depende do IMC, isto é da relação do peso e da altura antes da mulher engravidar.

Em primeiro lugar, deve-se calcular o IMC da mulher antes de engravidar.

Em seguida, verifica-se o aumento de peso recomendado durante a gravidez, utilizando esta tabela:

 

IMC antes da gravidez Ganho de peso recomendado até ao final da gravidez
< 18,5 Kg/m2 12,5-18 Kg
18,5- 24,9 Kg/m2 11,5-16 Kg
25-29,9 Kg/m2 7-11,5 Kg
≥30 Kg/m2 5-9 Kg

Fonte: Institute of Medicine

 

 

Alimentação durante a Gravidez

 

A consulta de nutrição (antes e durante a gravidez) assegura não só o controlo de peso mas também a saúde materna e do feto.

De facto, durante a gravidez deve-se ter atenção ao consumo de calorias; proteínas; gorduras boas; hidratos de carbono; fibras; ácido fólico, iodo e ferro.

Por outro lado,  a alimentação deve ser adaptada a possíveis complicações como os enjoos, vómitos ou retenção de líquidos.

Além disso, situações como a Diabetes ou a Pré-eclâmpsia exigem o acompanhamento de um nutricionista.

 

Marque consulta de nutrição e viva a gravidez de uma forma sossegada e saudável.

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,