Balanças de Bioimpedância: Quais as melhores?

Balança bioimpedância; Balança de avaliação de massa gorda, Pela Nutrição

As balanças de bioimpedância são aquelas que avaliam o seu peso; a massa gorda; a massa livre de gordura (músculo e osso); a gordura visceral; o nível de água e ainda o metabolismo basal. Entretanto têm aparecido no mercado muitas balanças caseiras deste género.  No entanto, o difícil é escolher a melhor. Assim, a Nutricionista Andreia Vieira vai ajudá-la/o a fazer a melhor escolha.

 

Estas balanças funcionam?

Sem dúvida que o nosso peso é um bom indicador da nossa saúde. De facto, sabemos que o excesso de peso aumenta o risco de várias doenças, como a diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras. Assim, se acaso pretender saber se tem um peso saudável, consulte esta calculadora.

No entanto, apenas a medição do peso não chega para sabermos o estado do nosso corpo. De facto, o nosso peso não distingue quanto é que temos de gordura, massa muscular ou líquidos. Além disso, ocorrem variações diárias de peso que não refletem a massa gorda, por exemplo. Só para exemplificar, há variações de peso de acordo com a retenção de água ou de acordo com a quantidade de alimentos que comemos. Essa variação pode chegar até a 1,5 Kg por dia. Por isso, a pesagem, por si só, não diz tudo. 

As balanças de bioimpedância são interessantes porque avaliam a massa gorda; a massa muscular; a água; a massa óssea; a gordura visceral. Assim, esta informação é muito importante para percebermos o sucesso da dieta e da atividade física. Além disso, sabemos que a massa gorda é o parâmetro que mais impacto tem na nossa saúde. Assim, poderá saber através desta tabela a massa gorda desejada mediante a sua idade e género:

Massa gorda ideal, pela nutriçãoMassa gorda ideal, Pela Nutriçao

 

Quais as melhores balanças de bioimpedância?

Há várias balanças de bioimpedância caseiras. As que apresentam menos erro são as de 8 elétrodos, como esta:

 

Melhor balança, Pela Nutrição

Destaco esta balança porque para além de ter resultados mais realistas, permite ainda saber a gordura e a massa muscular na parte superior e inferior do corpo. Além disso, os seus dados podem ser descarregados para o seu telemóvel.

Por fim, deixo aqui dicas para minimizar, ainda mais, os erros de medição:

  • Faça a medição em jejum, de água e de sólidos, descalço/a e com o mínimo de roupa possível
  • Se possível faça o teste depois de urinar e de obrar
  • Evite fazer exercício físico nas 12horas anteriores à medição
  • Não beba álcool nas 12 horas anteriores à análise
  • Faça a medição bem hidratado
  • Para a medição deve retirar todos os objetos metálicos
  • Não deve ter tomado medicamentos ou suplementos diuréticos 1 semana antes do teste
  • Se for mulher, não faça a avaliação menstruada, nem grávida
  • Não avaliar em doentes com pacemaker

 

Estas balanças são ótimas para o controlo da sua saúde. Além disso, são uma uma boa ajuda nas consultas online.

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,