Cereais Integrais: Benefícios do seu consumo

cereais integrais, benefícios cereais intgerais, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Este artigo pretende esclarecer todas as suas dúvidas acerca dos cereais integrais: o que são e quais os benefícios do seu consumo. Dessa forma poderá fazer melhores escolhas no seu dia-a-dia.

São considerados cereais integrais os grãos que mantêm todas as suas camadas: o farelo, o gérmen e o endosperma. Por outro lado, os cereais refinados são aqueles que não utilizam todos os constituintes do grão. Assim, utilizam apenas o endosperma. De notar, contudo, que há medida que rejeitamos as camadas dos grãos perdemos, por exemplo, vitaminas, sais minerais e fibra. 

Entretanto, a identificação dos cereais integrais é relativamente fácil. O termo “integral” costuma estar presente na descrição do alimento. Só para exemplificar, no pão aparece a designação pão integral”. O mesmo se passa com a massa, arroz, bolachas e farinhas.

De notar, contudo, que nem sempre o que é integral é saudável. Por exemplo, há bolachas integrais com muita gordura e muito açúcar. Saiba mais sobre bolachas aqui, neste artigo. 

Se acaso desejar cozinhar arroz integral e não tem experiência em cozinhá-lo, deixo aqui dicas para a/o ajudar. 

Benefícios dos cereais integrais

  • Os cereais integrais são mais ricos em vitaminas e sais minerais. Assim, contêm maior teor em vitamina E, vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e antioxidantes.
  • A sua digestão é mais lenta e, por isso, atrasam o esvaziamento gástrico. Desta forma, contribuem para a redução do apetite e ainda para o maior controlo do peso.
  • Ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue. 
  • Ajudam a prevenir a obstipação e melhoram a saúde intestinal. 
  • Podem reduzir o risco de desenvolver Diabetes tipo II, porque melhoram a sensibilidade dos tecidos à insulina.
  • Ajudam a prevenir alguns tipos de cancro. 

Em suma, deve optar pelos cereais integrais em detrimento dos cereais refinados.

Marque consulta de nutrição para um plano alimentar mais individualizado. 

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,