Fazer Arroz Integral não é difícil. No final da leitura deste artigo saberá como cozinhar arroz integral. Será, assim, uma opção deliciosa e saudável para o seu almoço ou para o seu jantar.
Inegavelmente, o arroz integral tem mais vantagens nutricionais do que o arroz mais refinado, como o agulha ou o carolino. De facto, o arroz integral tem duas vezes mais fibra do que o arroz branco.
Os cereais integrais são ricos em um tipo de fibra, chamada de insolúvel. Esta fibra ajuda a combater a obstipação e a regular o trânsito intestinal. Além disso, aumenta o efeito de saciedade, importante para a redução do apetite e para o controlo de peso. Por fim, esta fibra ajuda a reduzir o risco de cancro, especialmente o risco de cancro do intestino.
Apesar destes benefícios, o arroz mais visto nas mesas dos Portugueses é o arroz branco ou refinado. A dificuldade em cozinhar o arroz integral pode ser uma das razões para este facto.
Como fazer Arroz Integral
- Em primeiro lugar, deve demolhar o arroz 6 a 8 horas em água morna e com umas gotinhas de limão.
- No final deste tempo, deve rejeitar a água e lavar o arroz em água corrente.
- Seguidamente coloque num tacho 1 cebola picada, um dente de alho, 1 colher de sopa de azeite e água.
A quantidade de água vai depender da quantidade de arroz demolhado. Assim, por exemplo, se demolhar 1 chávena de arroz, deverá colocar 2 chávenas de água. São 2 vezes a quantidade de água, mediante a quantidade de arroz. De facto, esta quantidade é a ideal para que o arroz fique cozido e seco.
- Quando a água começar a ferver junte o arroz e tempere com sal. Entretanto deixe cozer o arroz com o tacho tapado e em lume brando. O tempo médio de cozedura é de 45 minutos.
- Por fim, solte os grão do arroz com um garfo e sirva.
Muito fácil, não acha?
Se acaso precisar de mais receitas ricas em fibras, não perca o E-Book de Marmitas Saudáveis.