Como fazer Arroz Integral (Receita da Nutricionista)

Arroz integral, Pela Nutrição

Fazer Arroz Integral não é difícil. No final da leitura deste artigo saberá como cozinhar arroz integral. Será, assim, uma opção deliciosa e saudável para o seu almoço ou para o seu jantar.

Inegavelmente, o arroz integral tem mais vantagens nutricionais do que o arroz mais refinado, como o agulha ou o carolino. De facto, o arroz integral tem duas vezes mais fibra do que o arroz branco. 

Os cereais integrais são ricos em um tipo de fibra, chamada de insolúvel. Esta fibra ajuda a combater a obstipação e a regular o trânsito intestinal. Além disso, aumenta o efeito de saciedade, importante para a redução do apetite e para o controlo de peso. Por fim, esta fibra ajuda a reduzir o risco de cancro, especialmente o risco de cancro do intestino.

Apesar destes benefícios, o arroz mais visto nas mesas dos Portugueses é o arroz branco ou refinado. A dificuldade em cozinhar o arroz integral pode ser uma das razões para este facto.

Como fazer Arroz Integral

  • Em primeiro lugar, deve demolhar o arroz 6 a 8 horas em água morna e com umas gotinhas de limão.
  • No final deste tempo, deve rejeitar a água e lavar o arroz em água corrente.
  • Seguidamente coloque num tacho 1 cebola picada, um dente de alho, 1 colher de sopa de azeite e água.

A quantidade de água vai depender da quantidade de arroz demolhado. Assim, por exemplo, se demolhar 1 chávena de arroz, deverá colocar 2 chávenas de água. São 2 vezes a quantidade de água, mediante a quantidade de arroz. De facto, esta quantidade é a ideal para que o arroz fique cozido e seco.

  • Quando a água começar a ferver junte o arroz e tempere com sal. Entretanto deixe cozer o arroz com o tacho tapado e em lume brando. O tempo médio de cozedura é de 45 minutos.
  • Por fim, solte os grão do arroz com um garfo e sirva.

Muito fácil, não acha?

Se acaso precisar de mais receitas ricas em fibras, não perca o E-Book de Marmitas Saudáveis.

 

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,

nuggets saudáveis de frango, pela nutrição

Nuggets Saudáveis de Frango

Esta receita de nuggets saudáveis de frango promete conquistar toda a família. Não deixe de experimentar esta receita da nutricionista Andreia Vieira. Ingredientes para os nuggets saudáveis de frango: 200g de corn flakes 0% açúcares 120g de iogurte natural sólido Sumo e raspa de 1 limão Sal, pimenta q.b. 1Kg de peito de frango cortado

Diferenças entre homens e mulheres; diferenças nutricionais entre homens e mulheres; pela nutrição

Homens e Mulheres: Diferenças Nutricionais

Mulheres e homens não são iguais, bem sabemos. Mas quais as diferenças nutricionais entre homens e mulheres? Descubra com a ajuda da nutricionista Andreia Vieira as principais diferenças. Diferenças nutricionais entre homens e mulheres   Em primeiro lugar, a diferença mais evidente está relacionada com as necessidades energéticas. Por norma, homens em idade adulta que