Cuidados alimentares no Inverno: Dicas da Nutricionista

Cuidados alimentares no inverno, pela nutrição, nutricionista, nutricionista andreia vieira Com a chegada do Inverno e do frio, a procura por pratos quentes e calóricos aumenta, podendo levar assim a um aumento de peso. Por outro lado, ficamos mais vulneráveis a algumas doenças sazonais, como gripes e resfriados. Contudo, uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar a prevenir estes problemas.

Dicas da Nutricionista

As sopas podem servir como entrada ou prato principal. Varie os legumes das sopas e substitua a batata por feijão ou grão-de-bico ou lentilhas.

  • Não se esqueça da fruta

Aproveite as frutas da época como a pera, a laranja, a tangerina, o Kiwi, o ananás e a banana. A fim de garantir as suas necessidades coma 2 a 3 peças de fruta por dia.

  • Hidrate-se sempre

Uma bebida que não pode faltar no Inverno é a água, afinal com as baixas temperaturas o corpo perde muitos líquidos. Além disso, hidratar é importante para o sistema respiratório e para as suas defesas. Pode também optar por chás ou tisanas para se hidratar.

  • Aposte nos legumes como acompanhamento do seu prato

Não apetece saladas? Não tem problema. Reforce o seu prato com legumes cozidos ao vapor, salteados ou estufados em cru.

  • Inclua fibra na sua alimentação

As fibras ajudam no funcionamento do intestino e ajudam a controlar o seu apetite. Opte por cereais integrais, como o pão integral, o arroz e massa integrais, a aveia ou ainda bolachas simples integrais.

Nutrientes Essenciais no Inverno

  • Vitamina A: encontra esta vitamina nas couves, espinafres, brócolos, cenoura, abóbora, laranja
  • Vitaminas do complexo B: encontra-se nos cereais integrais
  • Vitamina C: na laranja, tangerinas, kiwi, frutos tropicais
  • Vitamina E: nas amêndoas, avelãs, nozes, sementes
  • Ferro: nas leguminosas, carne, peixe, couves
  • Zinco e selénio: minerais com poder antioxidante; encontra estes minerais no peixe, cereais integrais, leguminosas, frutos gordos e sementes.
caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,

nuggets saudáveis de frango, pela nutrição

Nuggets Saudáveis de Frango

Esta receita de nuggets saudáveis de frango promete conquistar toda a família. Não deixe de experimentar esta receita da nutricionista Andreia Vieira. Ingredientes para os nuggets saudáveis de frango: 200g de corn flakes 0% açúcares 120g de iogurte natural sólido Sumo e raspa de 1 limão Sal, pimenta q.b. 1Kg de peito de frango cortado

Diferenças entre homens e mulheres; diferenças nutricionais entre homens e mulheres; pela nutrição

Homens e Mulheres: Diferenças Nutricionais

Mulheres e homens não são iguais, bem sabemos. Mas quais as diferenças nutricionais entre homens e mulheres? Descubra com a ajuda da nutricionista Andreia Vieira as principais diferenças. Diferenças nutricionais entre homens e mulheres   Em primeiro lugar, a diferença mais evidente está relacionada com as necessidades energéticas. Por norma, homens em idade adulta que