Doces da Páscoa (Dicas da Nutricionista)

Doces da Páscoa, Pela Nutrição

São vários os doces da Páscoa. Antes de mais nada o Pão de Ló; os Doces Brancos da Romaria; o Folar Doce; o Pão Podre; as Cavacas; os Borrachos; as Broinhas, a Aletria e por fim os Chocolates. Por certo, os mais novos preferem os Ovos e os Coelhinhos de chocolate. Sendo esta época cheia de tentações, a nutricionista deixa algumas dicas para controlarmos o consumo de chocolate.

A Páscoa é bem docinha. De facto, é caso para dizer:

– Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?

– Trago doces, doces e mais doces.

Sem dúvida que o consumo exagerado de açúcar traz consequências negativas para a nossa saúde. Com efeito, o consumo excessivo de açúcar contribui para a formação de cáries dentárias; para o ganho de peso corporal; para o aumento do risco de Diabetes e para o aumento do risco de Doenças Cardiovasculares.

Assim sendo, a Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo de açúcares deva estar abaixo dos 10% da energia consumida diariamente. Só para exemplificar, esta percentagem corresponde, em média, a 50-60g de açúcar por dia (10 colheres de sobremesa).

Por outro lado, a Direção Geral da Saúde, estipula que um alimento para ser baixo em açúcar tem de ter, no máximo, 5g de açúcar por cada 100g de produto.

 

Mas, então que quantidade de açúcar tem, por exemplo um Ovo de Chocolate da Páscoa? A resposta é 50g de açúcar por cada 100g de produto.

São 10 vezes mais açúcar do que o máximo recomendado.

São 200 Kcal em açúcar!

 

 

Doces da Páscoa: Dicas da Nutricionista

Antes de mais nada é necessário dizer que dias não são dias. Assim sendo, é possível controlar o peso e ter um estilo de vida saudável mesmo a comer doces ocasionalmente.

Aliás, é crucial distinguirmos a exceção do dia-a-dia. Em suma, o dia-a-dia alimentar deve ser com cuidados e regras. Por outro lado, se em épocas festivas ocorrer o consumo de doces, não vem mal ao mundo.

No entanto, nesta época do ano há muito exagero. Aliás, o exagero começa antes da celebração e continua depois do advento.

Deixo aqui estas dicas para um maior controlo do consumo de açúcar:

  • Não tenha em casa muita disponibilidade de doces nem de chocolates. Além disso, evite ter em casa estes alimentos antes do advento.
  • Opte por oferecer às crianças ovos de chocolate de formato mais pequeno. Aqueles ovos gigantes devem ser evitados, pois levarão a um maior consumo.
  • Lembre-se que não é necessário restringir por completo o consumo de doces. Podemos apenas limitar a quantidade. Tudo faz mal ou bem mediante a quantidade que comemos.

 

Tenha uma Santa e Feliz Páscoa!

 

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Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

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Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

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Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,