Doença de Parkinson: Sintomas e Tratamento

Doença de Parkinson, Pela Nutrição

A Doença de Parkinson é uma doença neurológica. Esta doença afeta os movimentos. Embora não tenha cura, a medicação, a alimentação e a atividade física são importantes no controlo dos sintomas.

A doença de Parkinson torna-se cada vez mais incapacitante ao longo do tempo. Assim, a realização das atividades diárias pode ficar comprometida com a evolução da doença.

Sintomas da Doença de Parkinson

Esta doença afeta os movimentos. Os movimentos ficam lentos e reduzidos; pode ocorrer rigidez muscular e tremores e ainda instabilidade da postura do corpo.

Além disso, dificuldades na mastigação; na deglutição e na digestão podem ser comuns.

Dessa forma, o estado nutricional do doente pode estar em risco. A desnutrição e a perda de peso são comuns nestes doentes.

Tratamento desta doença

Não exista cura para esta doença. No entanto, tanto a medicação, como as alterações na alimentação e na atividade física, melhoram os sintomas da doença.

O levodopa é um medicamento frequentemente usado. Este medicamento pode causar enjoos; secura na boca; falta de apetite e obstipação. Assim, o nutricionista pode ajudar no controlo destes sintomas.

Além disso, o consumo de alimentos ricos em proteína deve ser limitado aquando da toma deste medicamento. Caso contrário, o sucesso do tratamento pode não ser tão bom. Assim, consulte aqui os alimentos ricos em proteína. 

Ter um peso saudável também ajuda no controlo dos sintomas da doença. Tanto o baixo peso como o peso em excesso devem ser evitados.

Além disso, a alimentação deve ser ajustada para o reforço da massa magra (isto é, da massa muscular e da massa óssea).

O consumo reforçado de vitamina C e de vitamina E também pode ser útil. Estas vitaminas têm ação antioxidante.

Por fim, a atividade física controla a postura do corpo. Se acaso precisar de ajuda, procure um profissional de atividade física.

Em suma, a consulta de nutrição é útil no controlo dos sintomas da Doença de Parkinson. E, além disso, melhora a qualidade de vida destes doentes.

Marque consulta de nutrição.

 

Bolo de noz saudável

Bolo de Noz Saudável (Uma receita da Nutricionista)

Estamos quase no Natal! E o Natal combina com frutos secos. Dessa forma, a nutricionista Andreia Vieira partilha consigo uma receita de um Bolo de Noz saudável. É o ideal para uma tarde de chuva. Receita do Bolo de Noz Saudável Ingredientes: 100g de açúcar mascavado 6 claras 6 gemas 250g de nozes 80g de

Treino e plano nutricional on-line

Treino e Plano Nutricional On -Line

Hoje venho falar-te acerca do Treino e Plano Nutricional On-Line. Trata-se de uma opção para fazeres exercício físico de forma individualizada, cómoda e com bons resultados. A Organização Mundial de Saúde recomenda pelo menos 150 minutos por semana de exercício físico, de intensidade moderada. Conheça, com a ajuda da nutricionista, todas as vantagens de uma

quantas calorias tem um bombom, calorias bombom, caloria, bombom, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Quantas calorias tem um bombom

Sabe quantas calorias tem um bombom? Descubra com a nutricionista Andreia Vieira as calorias dos diferentes bombons. Calorias de um bombom É evidente que os bombons não são para comer todos os dias. De facto, todos os bombons são ricos em açúcar, gordura saturada e, portanto, calorias. O consumo excessivo de açúcar está ligado ao