Doença de Parkinson: Sintomas e Tratamento

Doença de Parkinson, Pela Nutrição

A Doença de Parkinson é uma doença neurológica. Esta doença afeta os movimentos. Embora não tenha cura, a medicação, a alimentação e a atividade física são importantes no controlo dos sintomas.

A doença de Parkinson torna-se cada vez mais incapacitante ao longo do tempo. Assim, a realização das atividades diárias pode ficar comprometida com a evolução da doença.

Sintomas da Doença de Parkinson

Esta doença afeta os movimentos. Os movimentos ficam lentos e reduzidos; pode ocorrer rigidez muscular e tremores e ainda instabilidade da postura do corpo.

Além disso, dificuldades na mastigação; na deglutição e na digestão podem ser comuns.

Dessa forma, o estado nutricional do doente pode estar em risco. A desnutrição e a perda de peso são comuns nestes doentes.

Tratamento desta doença

Não exista cura para esta doença. No entanto, tanto a medicação, como as alterações na alimentação e na atividade física, melhoram os sintomas da doença.

O levodopa é um medicamento frequentemente usado. Este medicamento pode causar enjoos; secura na boca; falta de apetite e obstipação. Assim, o nutricionista pode ajudar no controlo destes sintomas.

Além disso, o consumo de alimentos ricos em proteína deve ser limitado aquando da toma deste medicamento. Caso contrário, o sucesso do tratamento pode não ser tão bom. Assim, consulte aqui os alimentos ricos em proteína. 

Ter um peso saudável também ajuda no controlo dos sintomas da doença. Tanto o baixo peso como o peso em excesso devem ser evitados.

Além disso, a alimentação deve ser ajustada para o reforço da massa magra (isto é, da massa muscular e da massa óssea).

O consumo reforçado de vitamina C e de vitamina E também pode ser útil. Estas vitaminas têm ação antioxidante.

Por fim, a atividade física controla a postura do corpo. Se acaso precisar de ajuda, procure um profissional de atividade física.

Em suma, a consulta de nutrição é útil no controlo dos sintomas da Doença de Parkinson. E, além disso, melhora a qualidade de vida destes doentes.

Marque consulta de nutrição.

 

gripe, pela nutrição, nutricionista andreia vieira, consultas de nutrição, andreia henriques vieira, andreiavieira.nutricionista

Gripe: 4 Dicas Alimentares para a sua Recuperação

  A gripe é uma infecção viral bastante frequente. Durante o período da doença, a alimentação tem um papel fundamental na recuperação, pois ajuda a fortalecer o sistema imunitário e fornece os nutrientes essenciais para o corpo recuperar da infecção. Neste artigo, a nutricionista Andreia Vieira compartilha 4 dicas alimentares para a/o ajudar no combate

desperdício alimentar, pela nutrição, nutricionista andreia vieira, a nossa tarde, RTP

Desperdício Zero: 2 Receitas que Evitam o Desperdício Alimentar

Inegavelmente, é possível evitar o desperdício alimentar aquando a compra, armazenamento e confecção dos alimentos. Assim, aqui ficam duas receitas que vão transformar a sua maneira de cozinhar, ajudando a economizar e a cuidar do meio ambiente. No dia 1 de março de 2024, a nutricionista Andreia Henriques Vieira participou no programa “A Nossa Tarde”

diabetes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira, alimentaçao na diabetes

Diabetes: A Alimentação Adequada

A Diabetes pode ser classificada em diferentes tipos, cada um com características distintas. Assim, está descrita a Diabetes tipo 1, tipo 2, gestacional e outras formas relacionadas com infeções, medicamentos ou alterações genéticas. Neste artigo a nutricionista Andreia vai focar-se nos cuidados alimentares associados à Diabetes tipo 2, que é a mais prevalente. A Diabetes