Doença de Parkinson: Sintomas e Tratamento

Doença de Parkinson, Pela Nutrição

A Doença de Parkinson é uma doença neurológica. Esta doença afeta os movimentos. Embora não tenha cura, a medicação, a alimentação e a atividade física são importantes no controlo dos sintomas.

A doença de Parkinson torna-se cada vez mais incapacitante ao longo do tempo. Assim, a realização das atividades diárias pode ficar comprometida com a evolução da doença.

Sintomas da Doença de Parkinson

Esta doença afeta os movimentos. Os movimentos ficam lentos e reduzidos; pode ocorrer rigidez muscular e tremores e ainda instabilidade da postura do corpo.

Além disso, dificuldades na mastigação; na deglutição e na digestão podem ser comuns.

Dessa forma, o estado nutricional do doente pode estar em risco. A desnutrição e a perda de peso são comuns nestes doentes.

Tratamento desta doença

Não exista cura para esta doença. No entanto, tanto a medicação, como as alterações na alimentação e na atividade física, melhoram os sintomas da doença.

O levodopa é um medicamento frequentemente usado. Este medicamento pode causar enjoos; secura na boca; falta de apetite e obstipação. Assim, o nutricionista pode ajudar no controlo destes sintomas.

Além disso, o consumo de alimentos ricos em proteína deve ser limitado aquando da toma deste medicamento. Caso contrário, o sucesso do tratamento pode não ser tão bom. Assim, consulte aqui os alimentos ricos em proteína. 

Ter um peso saudável também ajuda no controlo dos sintomas da doença. Tanto o baixo peso como o peso em excesso devem ser evitados.

Além disso, a alimentação deve ser ajustada para o reforço da massa magra (isto é, da massa muscular e da massa óssea).

O consumo reforçado de vitamina C e de vitamina E também pode ser útil. Estas vitaminas têm ação antioxidante.

Por fim, a atividade física controla a postura do corpo. Se acaso precisar de ajuda, procure um profissional de atividade física.

Em suma, a consulta de nutrição é útil no controlo dos sintomas da Doença de Parkinson. E, além disso, melhora a qualidade de vida destes doentes.

Marque consulta de nutrição.

 

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,