Frutos secos: 6 benefícios para a sua Saúde

 

Frutos secos, Pela nutrição, Nutricionista Andreia Henriques Vieira

Nozes, amêndoas, avelãs, cajus, pistácios, pinhões, castanhas do maranhão, noz macadâmia, noz pecan…. são popularmente conhecidos como frutos secos. No entanto, devem ser chamados de frutos oleaginosos, pela sua riqueza em gordura.

De um modo geral, os frutos secos são ricos em gorduras boas, as insaturadas. Ademais são uma boa fonte de proteína vegetal. Além disso, são ricos em vitaminas, como as vitaminas do complexo B e vitamina E. São também uma boa fonte de zinco, selénio, fósforo, potássio e magnésio. Por fim, são ricos em fibras.

6 Benefícios dos Frutos Secos para a sua Saúde:

  • Melhoram os níveis de colesterol. De facto, a sua riqueza em gordura insaturada permite a diminuição do “mau” colesterol e o aumento do “bom” colesterol.
  • Reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Esta proteção deve-se ao seu conteúdo em gordura insaturada, vitamina E, selénio, zinco, magnésio e potássio.
  • Fortalecem o sistema imunitário, por serem ricos em zinco, vitamina E e em selénio. Assim, protegem contra várias doenças como por exemplo as oncológicas. Além disso têm função anti-inflamatória, pela sua riqueza em gordura polinsaturada.
  • Melhoram o funcionamento intestinal, por serem ricos em fibras e em gordura.
  • Ajudam ao aumento da massa muscular, pela sua riqueza em proteínas e em vitaminas do complexo B.
  • Contribuem para a manutenção de ossos, dentes, pele e cabelos normais. Este benefício deve-se à sua riqueza em fósforo, magnésio e em vitaminas B (biotina e niacina).

Os Frutos Secos engordam?

Engordar ou emagrecer é um processo individual. Isto é, cada um de nós tem o seu gasto energético. Para aumentar peso teremos de consumir mais calorias do que aquelas que gastamos. Do mesmo modo, se quisermos emagrecer, teremos de consumir menos calorias do que aquelas que gastamos.

Engordar ou emagrecer depende do total de calorias consumidas num dia. E, portanto, não depende somente de 1 alimento.

À partida, os frutos secos até podem ajudar a emagrecer. São ricos em fibras, gorduras saudáveis e proteínas. Estes nutrientes saciam mais e ajudam a reduzir o apetite.

No entanto, os frutos secos podem ter entre 570 a 700 Kcal por cada 100g. De facto, são calóricos. E, por essa razão, devem ser consumidos com moderação.

Dicas da Nutricionista Andreia Henriques Vieira

  • Consuma os frutos secos ao natural, sem adição de açúcar ou sal ou mel.
  • O consumo de 20 a 40g de frutos secos por dia representa um consumo moderado e, ainda assim, apresenta benefícios para a sua saúde.
  • Se acaso pretender um plano alimentar individualizado, marque aqui a sua consulta de nutrição. 
pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,