Frutose: o açúcar das frutas. Mitos e Factos

Frutose. Pela Nutrição.

 

A Frutose é o açúcar naturalmente presente nas frutas. Encontra-se à venda em pó em vários locais destinados a uma alimentação mais saudável. De facto, há a ideia de que a frutose é um açúcar mais saudável do que o açúcar comum (a sacarose). No entanto, não podia estar mais errado.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo de açúcares livres não represente mais do 5 a 10% do valor calórico total diário.  Assim sendo, esta percentagem corresponde em média a 30 a 60g de açúcar por dia.

Só para exemplificar os açúcares livres são todos os açúcares adicionados aos alimentos ou bebidas. Mas também são os açúcares naturalmente presentes no mel, xaropes, sumos de frutas e concentrados de sumos de frutas.

Sem dúvida que o consumo exagerado de açúcar traz consequências negativas para a nossa saúde.

Com efeito, o consumo excessivo de açúcar contribui para a formação de cáries dentárias; para o ganho de peso corporal; para o aumento do risco de Diabetes e para o aumento do risco de Doenças Cardiovasculares.

  • A Frutose é saudável?

A frutose é o mais doce de todos os açúcares.

Vários estudos sugerem que dietas ricas em frutose (incluindo a ingestão de bebidas açucaradas), podem contribuir para a obesidade e o aumento da gordura abdominal; para o aumento do risco de Diabetes; para o aumento do risco Cardiovascular e dos níveis de Triglicerídeos.

Assim sendo, a frutose funciona como um açúcar comum. Não é mais saudável do que qualquer outro açúcar.

De facto, o mais importante é evitar todos os tipos de açúcares.

Se acaso precisar de se ir desabituando ao sabor doce, deixo a dica de usar o adoçante natural Stevia. 

Se, porventura, tiver dúvidas acerca dos adoçantes verifique o EBOOK Rótulo de um alimento saudável.

 

  • Comer fruta é igual a comer frutose?

Sem dúvida que comer fruta é bem diferente de comer frutose.

A fibra presente na fruta limita a absorção do açúcar. Além disso, a fruta é rica em vitaminas, sais minerais, água e antioxidantes. Deve, portanto, estar presente na nossa alimentação diária.

O consumo de 3 a 5 peças de fruta por dia ajuda à manutenção de um estilo de vida saudável.

Inegavelmente, prefira fruta crua, da época e local.

Caso necessite de promover a sua saúde, marque consulta de nutrição.

gripe, pela nutrição, nutricionista andreia vieira, consultas de nutrição, andreia henriques vieira, andreiavieira.nutricionista

Gripe: 4 Dicas Alimentares para a sua Recuperação

  A gripe é uma infecção viral bastante frequente. Durante o período da doença, a alimentação tem um papel fundamental na recuperação, pois ajuda a fortalecer o sistema imunitário e fornece os nutrientes essenciais para o corpo recuperar da infecção. Neste artigo, a nutricionista Andreia Vieira compartilha 4 dicas alimentares para a/o ajudar no combate

desperdício alimentar, pela nutrição, nutricionista andreia vieira, a nossa tarde, RTP

Desperdício Zero: 2 Receitas que Evitam o Desperdício Alimentar

Inegavelmente, é possível evitar o desperdício alimentar aquando a compra, armazenamento e confecção dos alimentos. Assim, aqui ficam duas receitas que vão transformar a sua maneira de cozinhar, ajudando a economizar e a cuidar do meio ambiente. No dia 1 de março de 2024, a nutricionista Andreia Henriques Vieira participou no programa “A Nossa Tarde”

diabetes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira, alimentaçao na diabetes

Diabetes: A Alimentação Adequada

A Diabetes pode ser classificada em diferentes tipos, cada um com características distintas. Assim, está descrita a Diabetes tipo 1, tipo 2, gestacional e outras formas relacionadas com infeções, medicamentos ou alterações genéticas. Neste artigo a nutricionista Andreia vai focar-se nos cuidados alimentares associados à Diabetes tipo 2, que é a mais prevalente. A Diabetes