Frutose: o açúcar das frutas. Mitos e Factos

Frutose. Pela Nutrição.

 

A Frutose é o açúcar naturalmente presente nas frutas. Encontra-se à venda em pó em vários locais destinados a uma alimentação mais saudável. De facto, há a ideia de que a frutose é um açúcar mais saudável do que o açúcar comum (a sacarose). No entanto, não podia estar mais errado.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo de açúcares livres não represente mais do 5 a 10% do valor calórico total diário.  Assim sendo, esta percentagem corresponde em média a 30 a 60g de açúcar por dia.

Só para exemplificar os açúcares livres são todos os açúcares adicionados aos alimentos ou bebidas. Mas também são os açúcares naturalmente presentes no mel, xaropes, sumos de frutas e concentrados de sumos de frutas.

Sem dúvida que o consumo exagerado de açúcar traz consequências negativas para a nossa saúde.

Com efeito, o consumo excessivo de açúcar contribui para a formação de cáries dentárias; para o ganho de peso corporal; para o aumento do risco de Diabetes e para o aumento do risco de Doenças Cardiovasculares.

  • A Frutose é saudável?

A frutose é o mais doce de todos os açúcares.

Vários estudos sugerem que dietas ricas em frutose (incluindo a ingestão de bebidas açucaradas), podem contribuir para a obesidade e o aumento da gordura abdominal; para o aumento do risco de Diabetes; para o aumento do risco Cardiovascular e dos níveis de Triglicerídeos.

Assim sendo, a frutose funciona como um açúcar comum. Não é mais saudável do que qualquer outro açúcar.

De facto, o mais importante é evitar todos os tipos de açúcares.

Se acaso precisar de se ir desabituando ao sabor doce, deixo a dica de usar o adoçante natural Stevia. 

Se, porventura, tiver dúvidas acerca dos adoçantes verifique o EBOOK Rótulo de um alimento saudável.

 

  • Comer fruta é igual a comer frutose?

Sem dúvida que comer fruta é bem diferente de comer frutose.

A fibra presente na fruta limita a absorção do açúcar. Além disso, a fruta é rica em vitaminas, sais minerais, água e antioxidantes. Deve, portanto, estar presente na nossa alimentação diária.

O consumo de 3 a 5 peças de fruta por dia ajuda à manutenção de um estilo de vida saudável.

Inegavelmente, prefira fruta crua, da época e local.

Caso necessite de promover a sua saúde, marque consulta de nutrição.

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,