Hipertensão Arterial: Cuidados Alimentares

hipertensão arterial, pela nutrição, nutrição, nutricionista, nutricionista andreia vieira, alimentação saudavel, alimentação para tratar tensões altas

A Hipertensão Arterial é uma doença cardiovascular. As doenças cardiovasculares continuam a ser, em Portugal, a principal causa de morte e responsáveis por 32% do total dos óbitos. Cerca de 42% da população portuguesa sofre de Hipertensão Arterial. 

Assim, saiba quais os cuidados alimentares a ter para prevenir e ajudar a controlar este problema de saúde.

Cuidados Alimentares na Hipertensão Arterial

  • Diminua o consumo de carnes vermelhas, como a carne de boi, vaca, vitela e porco. Reduza para somente 300g por semana.
  • Reforce o consumo de peixe. O peixe é composto por gordura saudável, poli-insaturada, que ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Veja aqui uma receita com atum e esta receita com robalo. 
  • Evite o consumo de carnes processadas. Só para exemplificar, evite o consumo de salsichas, fiambre, enchidos, fumados.
  • Além disso, evite o consumo de fritos. Assim, invista nos cozidos, grelhados, estufados ou assados em crú, com pouca ou nenhuma gordura de adição.
  • Consuma pelo menos 30g de frutos secos, 3 vezes por semana. Por exemplo, coma nozes, amêndoas, avelãs.
  • Reforce o consumo de fruta e de legumes. Assim, deve comer, pelo menos, 3 peças de fruta por dia. Ademais deve iniciar as refeições principais com uma boa sopa de legumes. Acompanhe o seu prato do almoço e do jantar com salada ou legumes. Não se esqueça: pelo menos metade do seu prato deve ter legumes ou salada. Veja aqui receitas de legumes  e aqui receitas com couve branca.
  • Consuma 2 laticínios por dia, de preferência magros.
  • Reduza o sal da sua alimentação. Utilize as ervas aromáticas para dar sabor à comida.

Marque a sua consulta de nutrição para um acompanhamento clínico mais personalizado. 

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,

nuggets saudáveis de frango, pela nutrição

Nuggets Saudáveis de Frango

Esta receita de nuggets saudáveis de frango promete conquistar toda a família. Não deixe de experimentar esta receita da nutricionista Andreia Vieira. Ingredientes para os nuggets saudáveis de frango: 200g de corn flakes 0% açúcares 120g de iogurte natural sólido Sumo e raspa de 1 limão Sal, pimenta q.b. 1Kg de peito de frango cortado

Diferenças entre homens e mulheres; diferenças nutricionais entre homens e mulheres; pela nutrição

Homens e Mulheres: Diferenças Nutricionais

Mulheres e homens não são iguais, bem sabemos. Mas quais as diferenças nutricionais entre homens e mulheres? Descubra com a ajuda da nutricionista Andreia Vieira as principais diferenças. Diferenças nutricionais entre homens e mulheres   Em primeiro lugar, a diferença mais evidente está relacionada com as necessidades energéticas. Por norma, homens em idade adulta que