IMC Corporal: O que é e como se calcula

IMC, IMC o que é, peso, peso saudável, emagrecer, IMC fórmula, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

O IMC (Índice de Massa Corporal) é um indicador do nosso estado nutricional. Inegavelmente o seu cálculo permite saber rapidamente se apresentamos excesso de peso ou baixo peso. Assim, a nutricionista Andreia vai ensiná-la/o a calcular este valor.

IMC: O que é?

O IMC é um indicador simples da relação entre o peso e a altura. De facto, este valor utiliza-se frequentemente para identificar o baixo peso, o excesso de peso e a obesidade em adultos.

Este valor tem, contudo, algumas limitações. Em primeiro lugar, não distingue se o peso se deve ao excesso de gordura. Só para exemplificar, o peso em excesso pode dever-se, por exemplo, à massa muscular. Em segundo lugar, não deve ser usado em mulheres grávidas ou a amamentar. Em terceiro lugar, não é muito fiável em idosos. De facto, é comum o envelhecimento levar a uma perda de massa muscular e, portanto, a uma perda de peso. Assim, o valor de IMC nos idosos será mais baixo devido à perda de massa magra e não, necessariamente, à perda de gordura.

IMC: Como se calcula?

Este valor calcula-se mediante a expressão:

IMC

O resultado deste cálculo tem de ser considerado de acordo com as categorias definidas pela Organização Mundial de Saúde:

Classificação

Pontos de corte IMC (kg/m2)

Baixo Peso

< 18,50

Normal

18,50 – 24,9

Excesso de Peso

> ou igual a 25,00

Obesidade

> ou igual a 30,00

 

Assim, por exemplo, para uma pessoa com 75,0 kg e 1,80 m de altura, temos:

IMC = 75/ (1,80*1,80) = 23,15 kg/m2

Certamente a pessoa encontra-se bem e saudável. Tem o peso normal para a sua altura.

Entretanto, se pretender o cálculo automático utilize a nossa calculadora. Desta forma, basta inserir o seu peso e a sua altura e terá rapidamente o resultado.

Se acaso verificar que está com baixo peso ou excesso de peso, marque consulta de nutrição para resolver este problema. Não se esqueça de tratar de si e da sua saúde.

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,

nuggets saudáveis de frango, pela nutrição

Nuggets Saudáveis de Frango

Esta receita de nuggets saudáveis de frango promete conquistar toda a família. Não deixe de experimentar esta receita da nutricionista Andreia Vieira. Ingredientes para os nuggets saudáveis de frango: 200g de corn flakes 0% açúcares 120g de iogurte natural sólido Sumo e raspa de 1 limão Sal, pimenta q.b. 1Kg de peito de frango cortado

Diferenças entre homens e mulheres; diferenças nutricionais entre homens e mulheres; pela nutrição

Homens e Mulheres: Diferenças Nutricionais

Mulheres e homens não são iguais, bem sabemos. Mas quais as diferenças nutricionais entre homens e mulheres? Descubra com a ajuda da nutricionista Andreia Vieira as principais diferenças. Diferenças nutricionais entre homens e mulheres   Em primeiro lugar, a diferença mais evidente está relacionada com as necessidades energéticas. Por norma, homens em idade adulta que