Incontinência Urinária: Dicas Alimentares

incontinência urinária, pela nutrição

A incontinência urinária compreende a perda involuntária da urina. Encontrada em qualquer período de vida e em todas as faixas etárias, a incontinência urinária leva a consequências físicas, profissionais, sexuais, psicológicas e sociais negativas. Além disso, diminui a qualidade de vida dos pacientes.

Principais fatores de risco

Estima-se que a prevalência de Incontinência urinária nas mulheres varie de 25 a 45% em diferentes países do mundo, tendo como principais fatores de risco a gravidez, o parto, a diabetes e as doenças neurológicas, os hábitos tabágicos e etílicos, a idade, a menopausa, a obstipação e o excesso de peso.

Incontinência urinária: Dicas alimentares

 

Para além do tratamento que o médico lhe recomendará, a consulta de nutrição também pode ajudar no controlo desta doença.

  • Assim, há evidências que o excesso de peso, o excesso de gordura abdominal e os maus hábitos alimentares influenciam no desenvolvimento de sintomas do trato urinário.

De facto, o peso corporal saudável ajuda a prevenir esta doença e, por outro lado, há melhoria dos sintomas urinários aquando da perda de peso.

Marque a sua consulta para uma perda de peso saudável e segura.

Também a manutenção de uma gordura abdominal saudável é importante, tanto na prevenção da incontinência urinária como na melhoria dos sintomas. A Organização Mundial de Saúde recomenda um perímetro de cintura máximo de 80 cm nas mulheres e de 94cm nos homens.

Além disso, uma dieta rica em gordura, gordura saturada e colesterol contribuem para uma maior incidência de incontinência urinária.

Por fim, a restrição de alimentos irritantes vesicais pode também ajudar no controlo desta doença. Determinados alimentos como os cafeinados, frutas ácidas, achocolatados, adoçantes, pimenta, refrigerantes e álcool são considerados irritantes vesicais. Estes podem, de certa forma, agravar os episódios de perda urinária.

 

Marque Consulta de Nutrição aqui!

Dietas restritivas, Pela nutrição, emagrecimento

Como Perder Peso Sem Dietas Restritivas

Está cansada(o) de dietas que funcionam durante dois meses e depois volta ao mesmo? Se sim, não está sozinha(o). Desta forma, a nutricionista Andreia partilha consigo o seu Método: Perder Peso, sem Dietas Restritivas. De facto, a maioria das pessoas que procura perder peso já tentou várias estratégias restritivas, passou fome excessiva, sentiu-se sem forças,

sardinha panada no forno, pela nutrição, nutricionista, nutricionista andreia vieira, sardinhas

Sardinhas Panadas no Forno – Saudáveis e Deliciosas

Agora que o verão pede sardinhas, a nutricionista Andreia Vieira deixa aqui uma receita de sardinhas panadas no forno. É uma receita saudável, económica e deliciosa. Vamos fazer? Receita de Sardinhas Panadas no Forno Ingredientes para 4 pessoas: 4 fatias de pão saloio 1/2 tomate 4 sardinhas grandes Sal, limão, alho, manjericão, q.b. 1 colher

Feira Viva bem 360, Casa Verde, Guimarães

Feira Viva Bem 360, na Casa Verde, em Guimarães

Esta Feira de Saúde – a Feira Viva Bem 360 – realizar-se-á na Casa Verde, em Guimarães, no dia 24 de maio. Sem dúvida que este evento, gratuito e aberto ao público, é uma excelente oportunidade para quem procura equilíbrio e  ainda bem-estar, de forma natural e integrada. Organizada pelo Método Green 360, a feira