Incontinência Urinária: Dicas Alimentares

incontinência urinária, pela nutrição

A incontinência urinária compreende a perda involuntária da urina. Encontrada em qualquer período de vida e em todas as faixas etárias, a incontinência urinária leva a consequências físicas, profissionais, sexuais, psicológicas e sociais negativas. Além disso, diminui a qualidade de vida dos pacientes.

Principais fatores de risco

Estima-se que a prevalência de Incontinência urinária nas mulheres varie de 25 a 45% em diferentes países do mundo, tendo como principais fatores de risco a gravidez, o parto, a diabetes e as doenças neurológicas, os hábitos tabágicos e etílicos, a idade, a menopausa, a obstipação e o excesso de peso.

Incontinência urinária: Dicas alimentares

 

Para além do tratamento que o médico lhe recomendará, a consulta de nutrição também pode ajudar no controlo desta doença.

  • Assim, há evidências que o excesso de peso, o excesso de gordura abdominal e os maus hábitos alimentares influenciam no desenvolvimento de sintomas do trato urinário.

De facto, o peso corporal saudável ajuda a prevenir esta doença e, por outro lado, há melhoria dos sintomas urinários aquando da perda de peso.

Marque a sua consulta para uma perda de peso saudável e segura.

Também a manutenção de uma gordura abdominal saudável é importante, tanto na prevenção da incontinência urinária como na melhoria dos sintomas. A Organização Mundial de Saúde recomenda um perímetro de cintura máximo de 80 cm nas mulheres e de 94cm nos homens.

Além disso, uma dieta rica em gordura, gordura saturada e colesterol contribuem para uma maior incidência de incontinência urinária.

Por fim, a restrição de alimentos irritantes vesicais pode também ajudar no controlo desta doença. Determinados alimentos como os cafeinados, frutas ácidas, achocolatados, adoçantes, pimenta, refrigerantes e álcool são considerados irritantes vesicais. Estes podem, de certa forma, agravar os episódios de perda urinária.

 

Marque Consulta de Nutrição aqui!

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,