Leite faz mal? Mitos e verdades que deve conhecer

O leite tem vindo a tornar-se o vilão. Certamente já ouviu dizer que o leite faz mal à saúde. Aliás, é descrito como um alimento a retirar da nossa alimentação. Todavia, sabemos que nem sempre o que se ouve está de acordo com a verdade. E neste campo, a ciência não tem dúvidas: há mais benefícios no consumo de laticínios do que malefícios.

 

Leite: Mitos e Verdades

 

Confira a opinião da nutricionista Andreia Henriques Vieira a fim de retirar todas as suas dúvidas.

 

  • O leite faz mal à saúde

A ciência responde a este mito com este artigo que inclui 41 meta análises e feito com milhões de pessoas.

Em síntese, este artigo relaciona o consumo adequado de lacticínios à diminuição do risco de várias doenças como as Cardiovasculares, alguns tipos de Cancro, Obesidade, Osteoporose, Diabetes e Doença de Alzheimer. 

Por outro lado, o seu consumo está associado ao aumento, ainda que ligeiro, do risco de Cancro da Próstata, Acne, Doença de Parkinson e Anemia na infância. 

Inegavelmente, a ciência confirma que os benefícios do consumo dos laticínios, no contexto de uma alimentação variada, equilibrada e completa, são superiores aos malefícios. 

 

  • É um alimento pobre em nutrientes

O leite é um excelente fornecedor de proteína, vitaminas e sais minerais. A proteína deste alimento é de elevada qualidade. Rico em vitamina A, D, B2, cálcio, iodo e selénio.

Com toda a certeza, é um alimento rico em nutrientes.

Acrescento ainda que é um alimento essencial para o crescimento e desenvolvimento das nossas crianças. 

 

 

Razões para não consumir laticínios

 

Antes de mais nada convém dizer que há situações de saúde que impedem o consumo de laticínios. Exemplo disso é a alergia à proteína do leite ou a intolerância à proteína do leite ou à lactose.

Além disso, há outras razões válidas para não se consumir este alimento. Ser vegetariano ou não apreciar o seu sabor ou cheiro, por exemplo. 

Todavia, fazer mal à saúde não pode ser uma das razões.

Em suma, não vá em modas. O leite é um excelente alimento que pode e deve estar presente na nossa alimentação.

 

 

Consulta a nutricionista para esclarecer todas as dúvidas e mitos. 

Bolo de noz saudável

Bolo de Noz Saudável (Uma receita da Nutricionista)

Estamos quase no Natal! E o Natal combina com frutos secos. Dessa forma, a nutricionista Andreia Vieira partilha consigo uma receita de um Bolo de Noz saudável. É o ideal para uma tarde de chuva. Receita do Bolo de Noz Saudável Ingredientes: 100g de açúcar mascavado 6 claras 6 gemas 250g de nozes 80g de

Treino e plano nutricional on-line

Treino e Plano Nutricional On -Line

Hoje venho falar-te acerca do Treino e Plano Nutricional On-Line. Trata-se de uma opção para fazeres exercício físico de forma individualizada, cómoda e com bons resultados. A Organização Mundial de Saúde recomenda pelo menos 150 minutos por semana de exercício físico, de intensidade moderada. Conheça, com a ajuda da nutricionista, todas as vantagens de uma

quantas calorias tem um bombom, calorias bombom, caloria, bombom, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Quantas calorias tem um bombom

Sabe quantas calorias tem um bombom? Descubra com a nutricionista Andreia Vieira as calorias dos diferentes bombons. Calorias de um bombom É evidente que os bombons não são para comer todos os dias. De facto, todos os bombons são ricos em açúcar, gordura saturada e, portanto, calorias. O consumo excessivo de açúcar está ligado ao