O leite tem vindo a tornar-se o vilão. Certamente já ouviu dizer que o leite faz mal à saúde. Aliás, é descrito como um alimento a retirar da nossa alimentação. Todavia, sabemos que nem sempre o que se ouve está de acordo com a verdade. E neste campo, a ciência não tem dúvidas: há mais benefícios no consumo de laticínios do que malefícios.
Leite: Mitos e Verdades
Confira a opinião da nutricionista Andreia Henriques Vieira a fim de retirar todas as suas dúvidas.
-
O leite faz mal à saúde
A ciência responde a este mito com este artigo que inclui 41 meta análises e feito com milhões de pessoas.
Em síntese, este artigo relaciona o consumo adequado de lacticínios à diminuição do risco de várias doenças como as Cardiovasculares, alguns tipos de Cancro, Obesidade, Osteoporose, Diabetes e Doença de Alzheimer.
Por outro lado, o seu consumo está associado ao aumento, ainda que ligeiro, do risco de Cancro da Próstata, Acne, Doença de Parkinson e Anemia na infância.
Inegavelmente, a ciência confirma que os benefícios do consumo dos laticínios, no contexto de uma alimentação variada, equilibrada e completa, são superiores aos malefícios.
-
É um alimento pobre em nutrientes
O leite é um excelente fornecedor de proteína, vitaminas e sais minerais. A proteína deste alimento é de elevada qualidade. Rico em vitamina A, D, B2, cálcio, iodo e selénio.
Com toda a certeza, é um alimento rico em nutrientes.
Acrescento ainda que é um alimento essencial para o crescimento e desenvolvimento das nossas crianças.
Razões para não consumir laticínios
Antes de mais nada convém dizer que há situações de saúde que impedem o consumo de laticínios. Exemplo disso é a alergia à proteína do leite ou a intolerância à proteína do leite ou à lactose.
Além disso, há outras razões válidas para não se consumir este alimento. Ser vegetariano ou não apreciar o seu sabor ou cheiro, por exemplo.
Todavia, fazer mal à saúde não pode ser uma das razões.
Em suma, não vá em modas. O leite é um excelente alimento que pode e deve estar presente na nossa alimentação.
Consulta a nutricionista para esclarecer todas as dúvidas e mitos.