Leite faz mal? Mitos e verdades que deve conhecer

O leite tem vindo a tornar-se o vilão. Certamente já ouviu dizer que o leite faz mal à saúde. Aliás, é descrito como um alimento a retirar da nossa alimentação. Todavia, sabemos que nem sempre o que se ouve está de acordo com a verdade. E neste campo, a ciência não tem dúvidas: há mais benefícios no consumo de laticínios do que malefícios.

 

Leite: Mitos e Verdades

 

Confira a opinião da nutricionista Andreia Henriques Vieira a fim de retirar todas as suas dúvidas.

 

  • O leite faz mal à saúde

A ciência responde a este mito com este artigo que inclui 41 meta análises e feito com milhões de pessoas.

Em síntese, este artigo relaciona o consumo adequado de lacticínios à diminuição do risco de várias doenças como as Cardiovasculares, alguns tipos de Cancro, Obesidade, Osteoporose, Diabetes e Doença de Alzheimer. 

Por outro lado, o seu consumo está associado ao aumento, ainda que ligeiro, do risco de Cancro da Próstata, Acne, Doença de Parkinson e Anemia na infância. 

Inegavelmente, a ciência confirma que os benefícios do consumo dos laticínios, no contexto de uma alimentação variada, equilibrada e completa, são superiores aos malefícios. 

 

  • É um alimento pobre em nutrientes

O leite é um excelente fornecedor de proteína, vitaminas e sais minerais. A proteína deste alimento é de elevada qualidade. Rico em vitamina A, D, B2, cálcio, iodo e selénio.

Com toda a certeza, é um alimento rico em nutrientes.

Acrescento ainda que é um alimento essencial para o crescimento e desenvolvimento das nossas crianças. 

 

 

Razões para não consumir laticínios

 

Antes de mais nada convém dizer que há situações de saúde que impedem o consumo de laticínios. Exemplo disso é a alergia à proteína do leite ou a intolerância à proteína do leite ou à lactose.

Além disso, há outras razões válidas para não se consumir este alimento. Ser vegetariano ou não apreciar o seu sabor ou cheiro, por exemplo. 

Todavia, fazer mal à saúde não pode ser uma das razões.

Em suma, não vá em modas. O leite é um excelente alimento que pode e deve estar presente na nossa alimentação.

 

 

Consulta a nutricionista para esclarecer todas as dúvidas e mitos. 

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,