A nutrição infantil reveste-se de cada vez mais importância. De facto, a alimentação das nossas crianças afeta o seu crescimento e desenvolvimento físico, mental e intelectual. Aceite estes conselhos da nutricionista Andreia Vieira e notará diferenças não só no controlo de peso das crianças como também no seu desenvolvimento.
Nutrição infantil: 6 conselhos da nutricionista
- As crianças gostam de aprender. Assim, uma boa forma de as incentivar a ter uma alimentação mais saudável é aumentar os seus conhecimentos acerca de alimentação saudável.
De notar que há vários jogos e puzzles com o tema da alimentação saudável. Use formas mais interativas para falar de alimentação saudável.
- Não deixe o/a seu/sua filho/a sair de casa sem o pequeno almoço.
De facto, em crianças e adolescentes, a toma do pequeno almoço está associada a melhor desempenho escolar; melhor concentração e memória. Se acaso a criança não sentir muito apetite ao acordar, comece por batidos de leite ou iogurte com fruta, por exemplo. Veja aqui sugestões para pequenos almoços saudáveis.
- Ensina o/a seu/sua filho/a a comer devagar.
Enquanto a criança estiver a mastigar, conte com ela até 15. Este será o número de vezes que ela terá de mastigar antes de engolir a comida. Mastigar devagar ajuda a controlar o apetite e auxilia na manutenção de um peso saudável.
- Reforce o consumo de água.
Use garrafas bonitas para a criança levar a água para a escola. Dessa forma, vai achar piada beber.
- Desligue a televisão aquando das refeições. Deve-se comer sem distrações e em família.
As refeições devem ser feitas num ambiente calmo e por isso, devem ser feitas sem distrações, televisões ou telemóveis.
- Os pais devem ser um exemplo.
Em casa aprende-se a comer bem. Faz o que eu digo e faz o que eu faço. Esta é a chave do sucesso. Assim, tenha alimentos saudáveis em casa e cozinhe em família. Cozinhar ajuda a fazer melhores escolhas alimentares.
Se acaso precisar de ajuda de um profissional de saúde, marque consulta de nutrição.