O vegetarianismo: cuidados a ter

vegetariano, vegetarianismo, pela nutrição, nutricionista, nutricionista andreia vieira
O vegetarianismo é um estilo alimentar cada vez mais procurado e adotado. Contudo, nem sempre estamos bem informados acerca das vantagens e desvantagens deste tipo de alimentação. Assim a nutricionista vai ajudá-la/o a esclarecer todas as suas dúvidas.

Antes de mais convém dizer que há vários tipos de dietas vegetarianas. Contudo, em todas a carne e o peixe são excluídos. No entanto, alguns regimes podem incluir os ovos e/ou os laticínios. Com toda a certeza, os cereais, hortícolas, fruta, leguminosas, frutos gordos e sementes são os alimentos comuns aos vários tipos de dietas vegetarianas.

Razões para ser vegetariano

  • Saúde: o vegetarianismo tem sido associado à redução de várias doenças como Diabetes, Obesidade, Doenças cardiovasculares, Doença oncológica.

Este benefício está associado ao menos consumo de alimentos de origem animal, ao maior consumo de alimentos de origem vegetal e ainda ao estilo de vida do vegetariano (sem hábitos tabágicos nem alcoólicos, com mais atividade física). Contudo, ser vegetariano por si só não leva a maior saúde. A saúde depende de vários fatores. Uma dieta vegetariana com défice de nutrientes ou excesso de sal ou gordura não é também uma dieta saudável.

  • Sustentabilidade alimentar e proteção do ambiente: de notar, contudo, que quer a alimentação mediterrânica quer a vegetariana são sustentáveis.
  • Preocupação com o bem-estar animal
  • Razões éticas, espirituais e religiosas

Cuidados a ter com o vegetarianismo

O vegetarianismo pode ser implementado em todas as fases da vida, mesmo na infância e gravidez. Contudo, certos cuidados alimentares são necessários. Dessa forma, não teremos défices em vitaminas, por exemplo.

Atenção deverá ser dada para a adequação da ingestão energética e de alguns micronutrientes, nomeadamente a vitamina B12, vitamina D, cálcio, zinco, ferro, iodo e ácidos gordos essenciais.

Os alimentos deverão ser a primeira opção para atingir as necessidades nutricionais e, em particular nos grupos vulneráveis, pode ser necessário recomendar alimentos fortificados e/ou suplementos como complemento à alimentação.

É prudente que vegetarianos, de uma forma preventiva, especialmente na gravidez e lactação, façam suplementação em vitamina B12.

Contudo, o acompanhamento com o nutricionista é sempre mais seguro. Marque consulta de nutrição para um plano individualizado. 

Se acaso quiser saber mais sobre alimentos de origem animal e de origem vegetal, leia este artigo. Veja também esta receita de caril de grão e ainda de bruchettas.

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,