O vegetarianismo: cuidados a ter

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O vegetarianismo é um estilo alimentar cada vez mais procurado e adotado. Contudo, nem sempre estamos bem informados acerca das vantagens e desvantagens deste tipo de alimentação. Assim a nutricionista vai ajudá-la/o a esclarecer todas as suas dúvidas.

Antes de mais convém dizer que há vários tipos de dietas vegetarianas. Contudo, em todas a carne e o peixe são excluídos. No entanto, alguns regimes podem incluir os ovos e/ou os laticínios. Com toda a certeza, os cereais, hortícolas, fruta, leguminosas, frutos gordos e sementes são os alimentos comuns aos vários tipos de dietas vegetarianas.

Razões para ser vegetariano

  • Saúde: o vegetarianismo tem sido associado à redução de várias doenças como Diabetes, Obesidade, Doenças cardiovasculares, Doença oncológica.

Este benefício está associado ao menos consumo de alimentos de origem animal, ao maior consumo de alimentos de origem vegetal e ainda ao estilo de vida do vegetariano (sem hábitos tabágicos nem alcoólicos, com mais atividade física). Contudo, ser vegetariano por si só não leva a maior saúde. A saúde depende de vários fatores. Uma dieta vegetariana com défice de nutrientes ou excesso de sal ou gordura não é também uma dieta saudável.

  • Sustentabilidade alimentar e proteção do ambiente: de notar, contudo, que quer a alimentação mediterrânica quer a vegetariana são sustentáveis.
  • Preocupação com o bem-estar animal
  • Razões éticas, espirituais e religiosas

Cuidados a ter com o vegetarianismo

O vegetarianismo pode ser implementado em todas as fases da vida, mesmo na infância e gravidez. Contudo, certos cuidados alimentares são necessários. Dessa forma, não teremos défices em vitaminas, por exemplo.

Atenção deverá ser dada para a adequação da ingestão energética e de alguns micronutrientes, nomeadamente a vitamina B12, vitamina D, cálcio, zinco, ferro, iodo e ácidos gordos essenciais.

Os alimentos deverão ser a primeira opção para atingir as necessidades nutricionais e, em particular nos grupos vulneráveis, pode ser necessário recomendar alimentos fortificados e/ou suplementos como complemento à alimentação.

É prudente que vegetarianos, de uma forma preventiva, especialmente na gravidez e lactação, façam suplementação em vitamina B12.

Contudo, o acompanhamento com o nutricionista é sempre mais seguro. Marque consulta de nutrição para um plano individualizado. 

Se acaso quiser saber mais sobre alimentos de origem animal e de origem vegetal, leia este artigo. Veja também esta receita de caril de grão e ainda de bruchettas.

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Pataniscas de Sardinha: Uma Receita da Nutricionista

As pataniscas são um petisco típico de Portugal. A nutricionista deixa a sugestão de pataniscas de sardinha saudáveis. Vai experimentar? Ingredientes para 10 unidades de Pataniscas de Sardinha: 3 latas de sardinha em conserva 1 colher de sopa de azeite 1 cebola pequena 1 chávena de farinha 1 ovo ¾ de chávena de água morna

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Dourada Grelhada com Batata cozida e Brócolos

A dourada é um peixe muito consumido. A nutricionista deixa uma sugestão de dourada grelhada com batata cozida e brócolos. É uma receita simples e saudável. Ingredientes (para 4 pessoas): 600g de dourada limpa e escalada Sal, limão, pimentão doce, alho q.b. 500g de batata vermelha 550g de brócolos 1 Cebola 3 colheres de sopa

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Açorda de Peixe: Uma receita da Nutricionista

A açorda é um prato típico da nossa cozinha. Esta açorda de peixe é reconfortante e deliciosa. Certamente, um prato a experimentar nos dias em que apetece algo diferente. Ingredientes para a açorda de peixe (4 pessoas): 300g de peixe (por exemplo pescada) 150g de tomate pelado 1 cebola 3 dentes de alho 300g de