O problema da fome e da desnutrição no Mundo é real e grave. De facto, mais de mil milhões de pessoas no mundo passam fome. Com toda a certeza, todos podemos ajudar nesta problemática. Antes de mais nada podemos começar por evitar o desperdício alimentar. Considera—se que existe desperdício alimentar quando os alimentos que deviam ser consumidos, não o são. Estima-se que 25% dos alimentos que compramos vão para o lixo. Inegavelmente prevenir o desperdício é importante. Certamente essa prevenção pode e deve começar nas nossas casas.
Dicas para evitar o desperdício alimentar
- Antes de mais nada faça um bom planeamento na compra dos alimentos. Com efeito, com uma lista de compras vai comprar somente o que necessita. Não se deixe influenciar por promoções, se acaso não precisar desses alimentos.
- Compre pequenas quantidades de alimentos, de modo a evitar o desperdício. A compra a granel pode ser bastante útil. Dessa maneira só comprará o que realmente necessita.
- Vá às compras sem fome. Dessa forma, evitará as compras por impulso.
- Esteja atenta/o à data de validade dos alimentos. Ademais, faça um correto armazenamento dos alimentos. Sem dúvida que devemos armazenar os alimentos, tanto na despensa como no frigorífico, com data de validade mais próxima à frente. Dessa forma, serão os primeiros a ser consumidos.
- Não deite comida ao lixo. Utilize as sobras para inventar novas receitas. Além disso, não deite os talos e cascas de legumes ao lixo. Faça uma sopa com estes restos e verá que é igualmente saborosa. Utilize a fruta mais madura e as suas cascas para fazer novas receitas.