Roda dos Alimentos Mediterrânica: O que nos ensina

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A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica de um guia alimentar. A Roda pretende orientar para uma alimentação mais saudável e sustentável e ainda para um estilo de vida mais saudável.

Roda dos Alimentos: O que nos ensina?

A Roda dos Alimentos ensina-nos a ter uma alimentação completa, equilibrada e variada.

Devemos comer alimentos de cada grupo da roda e beber água diariamente para, desta forma, termos uma alimentação completa. Assim, se acaso estiver a excluir algum grupo da sua alimentação saiba que pode não estar a consumir todos os nutrientes que necessita. Consulte um nutricionista para se assegurar que não sofre de carências nutricionais.

Para que tenhamos uma alimentação equilibrada devemos comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão. Assim, devemos comer maior quantidade de alimentos que estão no grupo dos cereais do que, por exemplo, no grupo da carne, pescado e ovos.

Por fim, para termos uma alimentação variada devemos comer alimentos diferentes dentro de cada grupo. Deve-se variar diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.

A Roda pretende ainda alertar para um estilo de vida mais saudável. Assim, traz consigo outras mensagens importantes, como por exemplo: o incentivo ao consumo de alimentos locais e da época, de ervas aromáticas e de frutos secos; a valorização da gastronomia saudável, como por exemplo, dos cozidos, dos estufados em cru, das caldeiradas, dos ensopados e dos grelhados; o reconhecimento da importância da prática de atividade física para a manutenção da saúde e prevenção de doenças e ainda a valorização da partilha de refeições e do convívio à mesa. Afinal, comer é também uma forma de socializar.

 

Cuide de si e da sua alimentação! Todo o tempo que dedica à sua alimentação e a um estilo de vida mais saudável não será perdido.

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Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,

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Esta receita de nuggets saudáveis de frango promete conquistar toda a família. Não deixe de experimentar esta receita da nutricionista Andreia Vieira. Ingredientes para os nuggets saudáveis de frango: 200g de corn flakes 0% açúcares 120g de iogurte natural sólido Sumo e raspa de 1 limão Sal, pimenta q.b. 1Kg de peito de frango cortado

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Homens e Mulheres: Diferenças Nutricionais

Mulheres e homens não são iguais, bem sabemos. Mas quais as diferenças nutricionais entre homens e mulheres? Descubra com a ajuda da nutricionista Andreia Vieira as principais diferenças. Diferenças nutricionais entre homens e mulheres   Em primeiro lugar, a diferença mais evidente está relacionada com as necessidades energéticas. Por norma, homens em idade adulta que