Calorias do Croissant (Dicas da Nutricionista)

croissant, calorias croissant, calorias, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

O croissant é um bolo apreciado, ora para o pequeno almoço ora para o lanche. No entanto, é um bolo calórico. Descubra com a nutricionista as calorias do croissant e registe uma receita de um croissant com menos calorias.

 

Calorias do Croissant

Inegavelmente o croissant é um alimento calórico e de pouco interesse nutricional. De facto 1 croissant médio, de 65 gramas, fornece 264 calorias. Acrescento ainda que um croissant folhado tem, em média, 333 calorias. Entretanto e, em jeito de comparação, posso acrescentar que 1 pão médio integral tem 140 calorias. É, de facto, uma grande diferença.

Contudo, o maior problema do croissant é a sua riqueza em gordura. Assim, cerca de 24% do croissant é gordura. Além disso, esta gordura é essencialmente saturada, que é a menos saudável. No entanto, também possui gordura trans. O consumo deste tipo de gordura está associado ao aumento do risco de várias doenças, como diabetes ou doenças cardiovasculares. De notar que apenas 3% do pão integral é gordura. Assim, mais uma vez, pão e croissant são muito diferentes. Opte pelo consumo de pão ao pequeno almoço ou lanche ao invés de bolos.

 

Receita de um Croissant mais saudável

Se acaso pretender, faça esta receita de croissants com menos calorias.

Ingredientes para 8 croissants:

  • 50 ml de leite magro morno
  • 75ml de água morna
  • 12g de fermento de padeiro fresco
  • 30g de azeite
  • 15g de stevia (adoçante)
  • 250g de farinha de trigo integral
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo

Modo de preparação:

  • Em primeiro lugar misture o leite, com a água, o fermento e uma pitada de sal. Deixe repousar 1 minuto. Entretanto adicione o azeite, o stevia e a farinha. Amasse até ficar uma massa bem elástica (mais ou menos 5 minutos). Deixe repousar 20 minutos.
  • Em segundo lugar, estenda a massa e corte-a em 8 triângulos. Enrole cada triângulo. Coloque num tabuleiro forrado em papel vegetal. Deixe repousar mais 30 minutos.
  • Em terceiro lugar pincele com o ovo batido.
  • Por fim, vai ao forno a 180 graus durante 20 minutos.

Faça boas escolhas alimentares. Marque consulta de nutrição para um plano alimentar individualizado. 

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,