Comer uma natinha com um café faz parte do dia-a-dia de muitos Portugueses. A nutricionista vai revelar as calorias do pastel de nata e de outros bolos típicos de confeitarias e pastelarias.
Calorias do Pastel de Nata
Tomar um café no final do almoço e acompanhá-lo com um pastel de nata faz parte da rotina de muitos Portugueses. De facto, o pastel de nada é o doce português mais popular, e mais conhecido internacionalmente. Porém, há uma dúvida que se coloca: o pastel de nata é muito calórico?
Um Pastel de Nata tem em média 170 calorias. Posso acrescentar que é um dos bolos menos calóricos que podemos encontrar numa pastelaria ou confeitaria.
De facto, um Bolo de Arroz ou um Queque (pasme-se!) têm em média 400 calorias. Entretanto, um Jesuíta tem cerca de 570 calorias! Um Croissant Folhado cerca de 330 calorias e uma Bola de Berlim 320 calorias.
Cuidados no seu consumo
Inegavelmente, os doces foram feitos para dias de festa. Aliás, o açúcar não é essencial nem para o nosso crescimento, nem para o nosso desenvolvimento. Sem dúvida que o consumo exagerado de açúcar traz consequências nefastas para a nossa saúde. Com efeito, o consumo excessivo de açúcar contribui para a formação de cáries dentárias; para o ganho de peso corporal; para o aumento do risco de Diabetes e para o aumento do risco de Doenças Cardiovasculares.
Assim e embora o Pastel de Nata seja um dos bolos menos calóricos, não é um alimento para comer todos os dias. Pois para além de ter açúcar, tem também gordura e não tem nutrientes essenciais para o nosso organismo.
Aposta na sua reeducação alimentar e marque consulta de nutrição. A nossa alimentação tem muito impacto na nossa saúde.