Como temperar saladas

como temperar saladas, pela nutrição

Saiba com a nutricionista como temperar saladas. De facto, o tipo e a quantidade de molho que colocamos nas saladas faz uma grande no valor calórico total da salada. Inspire-se a temperar as saladas.

Sem dúvida que o melhor molho para a salada é o molho vinagrete. O azeite é a melhor gordura de adição. De facto, o azeite é rico um gordura moninsaturada, que é uma gordura saudável. Entretanto, se usarmos molhos como o de maionese estamos a acrescentar mais calorias. Assim, 1 colher de sopa de maionese acrescenta 100 calorias à salada.

Como temperar saladas: Molho de vinagrete

Apesar de o azeite ser uma gordura saudável, não deixa de ser uma gordura e não deixa de ter calorias. Assim, deve contabilizar a quantidade que usa. Aliás a forma mais eficaz de controlo é usar um Pulverizador de azeite:

 

Como temperar saladas, pulverizador de azeite, pela nutrição

Com este pulverizador, usamos muito menos azeite e, portanto, teremos menos calorias na salada. Só para exemplificar, 1 colher de chá de azeite (5g) fornece 45 Kcal. Este pulverizador é também útil para cozinhar. Desta forma usará muito menos azeite nos seus cozinhados.

De notar que o melhor azeite para as saladas é o virgem extra.

Certamente o vinagre de sidra ou o de vinho são boas opções para a salada. De facto, estes vinagres têm poucas calorias e não têm praticamente açúcar. No entanto, o vinagre balsâmico tem 88 Kcal por 100 ml e ainda fornece açúcares. Se acaso não gostar de vinagre, pode adicionar sumo de limão.

Por fim, vamos evitar o sal. Então, vamos usar as ervas aromáticas, como a salsa, orégãos, coentros, manjericão, gengibre. Por outro lado, podemos usar também os legumes aromáticos, como o funcho, o aipo, a cebola e o alho francês.

Uma dica da nutricionista: junte água ao vinagre para aumentar o volume do molho. 

 

Se acaso pretender ter uma alimentação mais individualizada, marque aqui a sua consulta de nutrição.

gripe, pela nutrição, nutricionista andreia vieira, consultas de nutrição, andreia henriques vieira, andreiavieira.nutricionista

Gripe: 4 Dicas Alimentares para a sua Recuperação

  A gripe é uma infecção viral bastante frequente. Durante o período da doença, a alimentação tem um papel fundamental na recuperação, pois ajuda a fortalecer o sistema imunitário e fornece os nutrientes essenciais para o corpo recuperar da infecção. Neste artigo, a nutricionista Andreia Vieira compartilha 4 dicas alimentares para a/o ajudar no combate

desperdício alimentar, pela nutrição, nutricionista andreia vieira, a nossa tarde, RTP

Desperdício Zero: 2 Receitas que Evitam o Desperdício Alimentar

Inegavelmente, é possível evitar o desperdício alimentar aquando a compra, armazenamento e confecção dos alimentos. Assim, aqui ficam duas receitas que vão transformar a sua maneira de cozinhar, ajudando a economizar e a cuidar do meio ambiente. No dia 1 de março de 2024, a nutricionista Andreia Henriques Vieira participou no programa “A Nossa Tarde”

diabetes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira, alimentaçao na diabetes

Diabetes: A Alimentação Adequada

A Diabetes pode ser classificada em diferentes tipos, cada um com características distintas. Assim, está descrita a Diabetes tipo 1, tipo 2, gestacional e outras formas relacionadas com infeções, medicamentos ou alterações genéticas. Neste artigo a nutricionista Andreia vai focar-se nos cuidados alimentares associados à Diabetes tipo 2, que é a mais prevalente. A Diabetes