Como temperar saladas

como temperar saladas, pela nutrição

Saiba com a nutricionista como temperar saladas. De facto, o tipo e a quantidade de molho que colocamos nas saladas faz uma grande no valor calórico total da salada. Inspire-se a temperar as saladas.

Sem dúvida que o melhor molho para a salada é o molho vinagrete. O azeite é a melhor gordura de adição. De facto, o azeite é rico um gordura moninsaturada, que é uma gordura saudável. Entretanto, se usarmos molhos como o de maionese estamos a acrescentar mais calorias. Assim, 1 colher de sopa de maionese acrescenta 100 calorias à salada.

Como temperar saladas: Molho de vinagrete

Apesar de o azeite ser uma gordura saudável, não deixa de ser uma gordura e não deixa de ter calorias. Assim, deve contabilizar a quantidade que usa. Aliás a forma mais eficaz de controlo é usar um Pulverizador de azeite:

 

Como temperar saladas, pulverizador de azeite, pela nutrição

Com este pulverizador, usamos muito menos azeite e, portanto, teremos menos calorias na salada. Só para exemplificar, 1 colher de chá de azeite (5g) fornece 45 Kcal. Este pulverizador é também útil para cozinhar. Desta forma usará muito menos azeite nos seus cozinhados.

De notar que o melhor azeite para as saladas é o virgem extra.

Certamente o vinagre de sidra ou o de vinho são boas opções para a salada. De facto, estes vinagres têm poucas calorias e não têm praticamente açúcar. No entanto, o vinagre balsâmico tem 88 Kcal por 100 ml e ainda fornece açúcares. Se acaso não gostar de vinagre, pode adicionar sumo de limão.

Por fim, vamos evitar o sal. Então, vamos usar as ervas aromáticas, como a salsa, orégãos, coentros, manjericão, gengibre. Por outro lado, podemos usar também os legumes aromáticos, como o funcho, o aipo, a cebola e o alho francês.

Uma dica da nutricionista: junte água ao vinagre para aumentar o volume do molho. 

 

Se acaso pretender ter uma alimentação mais individualizada, marque aqui a sua consulta de nutrição.

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,