A busca pelo corpo perfeito para o verão invade os nossos ecrãs e as nossas mentes. Mas, afinal, como é este “corpo perfeito” de que tanto falam? A nutricionista Andreia Henriques Vieira faz uma reflexão sobre este tema.
Basta fazer uma rápida pesquisa no Google e encontramos uma infinidade de promessas, desde colegas minhas nutricionistas até ginásios, que garantem o “corpo perfeito” para a estação. Ora, esta busca pela perfeição é altamente prejudicial, tanto para a nossa saúde mental quanto física.
Em primeiro lugar, vamos refletir sobre a ambiguidade da definição de corpo perfeito. O que é, afinal, um corpo perfeito? Afinal, todos nós valorizamos diferentes características e padrões de beleza. Caso contrário, não seria possível escolhermos roupas e estilos tão diversos.
Além disso, não podemos esquecer que o corpo muda com a idade, com o estado de saúde e com acontecimentos de vida, tanto para mulheres quanto para homens — como por exemplo, muda na gravidez e menopausa; há alterações no corpo devido a horários de trabalho, stress laboral, problemas familiares, entre outros. Será justo incentivarmos a ideia de um corpo “perfeito” (seja lá o que isso for) quando, na verdade, enfrentamos tantas variações biológicas e de estilo de vida?
Por fim, esquecemo-nos frequentemente de que o corpo é apenas a matéria, a casca. Sem conteúdo e sem “recheio”, não temos nada. De facto, talvez seja mais importante exercitar o cérebro do que os glúteos, não acham?
Corpo Perfeito: o que é na realidade
Não se deixem levar por dietas radicais, excessivamente restritivas e não adaptadas ao seu corpo. Estas dietas podem causar deficiências nutricionais e ainda desencadear problemas de ansiedade e compulsividade alimentar.
A menos que tenha o objetivo de ser um atleta de alta performance, não abdique de passar bons momentos com quem mais ama em prol de horas intermináveis no ginásio, trabalhando incessantemente o seu corpo. Não valerá a pena. Crie memórias, não frustrações. Os resultados que vemos nas redes sociais nem sempre são reais ou alcançáveis para todos, e temos de aceitar isso. Precisamos respeitar a nossa essência, o nosso corpo e as suas tendências naturais.
Adote uma alimentação saudável, mantenha um estilo de vida ativo, controle seu peso de maneira consciente, aproveite os bons momentos com os seus e viva a vida ao máximo.
Relaxe! Há diversos formatos de biquínis e fatos de banho; não existe um corpo perfeito, mas sim um corpo saudável.
Confira aqui se o seu peso está dentro dos padrões saudáveis. E, caso necessite, procure ajuda de um profissional de nutrição e de educação física para a/o ajudar a atingir um peso saudável.