Segundo a Organização Mundial de Saúde, o “Excesso de peso/ Obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal pode atingir graus capazes de afetar a saúde”.
O excesso de peso (incluindo a obesidade) é um dos principais fatores de risco para a mortalidade e incapacidade na Europa. Aliás, é responsável por mais de 10% de total de mortes nesta região a cada ano e representa 7% do total de anos vividos com incapacidade. Então, fique a saber com a nutricionista quais as causas e soluções para este problema de saúde pública.
Excesso de peso: Causas
Antes de mais nada convém dizer que são várias as causas descritas para o excesso de peso. Só para exemplificar há causas fisiológicas, como por exemplo a idade ou a gravidez; há também causas genéticas; psicológicas e socioculturais. Contudo, são os fatores ambientais, como a alimentação e a atividade física que mais contribuem para este problema de saúde.
Excesso de peso: Soluções
Muitos tratamentos para a perda de peso resultam em perdas temporárias, seguidas de aumento gradual de peso! Como podemos travar esta tendência?
A nutricionista recomenda:
- Optar por perder peso de forma saudável, regulando o apetite de forma natural, sem recurso a dietas inconsistentes e demasiado restritivas. Procure ajuda de um profissional de nutrição. Dessa forma terá uma perda de peso segura e sustentável.
- Praticar regularmente exercício físico. De facto, o exercício pode ajudar a controlar o peso e o apetite.
- Envolver a família e os amigos neste processo e contar com o seu apoio. Desse modo, todo o processo torna-se mais fácil.
- Definir metas de peso realistas.
- Confiar em si e nas suas capacidades! É capaz!
- Aprender a controlar os episódios de voracidade alimentar! Afinal, os momentos de descontrolo alimentar são terríveis para a autoestima e para a saúde. A ajuda do psicólogo pode ser determinante neste processo.
Procure-nos! Estamos e estaremos aqui para o ajudar a enfrentar os seus medos e… a balança!
Acha que chegou a sua hora?