Dióspiros Engordam: Mito ou Verdade

Com toda a certeza já ouvimos que os dióspiros são uma fruta a evitar porque engorda. A nutricionista responde à questão: é verdade que o dióspiro engorda?

Dióspiros Engordam: Mito ou Verdade

Para responder a esta questão, temos de ter em consideração os seguintes factos:

  • Engordar e Emagrecer depende do equilíbrio entre as calorias ingeridas e as calorias gastas. Isto é, se acaso pretender emagrecer deverá comer menos calorias do que gasta ou então menos calorias do que habitualmente come.

Sem dúvida que engordar não depende apenas de 1 alimento. Depende do total de calorias que ingerimos por dia. Assim sendo, podemos emagrecer a comer 1 alimento mais calórico, desde que compensemos as calorias consumidas nas outras refeições.

  • Para sabermos se um alimento é calórico temos de consultar a Tabela de Composição de Alimentos Portuguesa. Assim, e tal como podemos ver através da seguinte tabela, tanto as uvas, como a banana e o dióspiro são das frutas mais calóricas.

Além disso, sabemos que as calorias do dióspiro são devidas ao açúcar (principalmente frutose). Por outro lado, um dióspiro médio tem cerca de 175 a 200g. Assim, um dióspiro pode ter, em média, 110 a 130 Kcal.

Fruta Kcal por 100g
Banana 104
Dióspiro 65
Laranja 48
Maçã 61
Melancia 26
Melão 30
Morango 34
Pera 47
Tangerina 44
Uva branca 78

 

O dióspiro não engorda

Em suma, o dióspiro não engorda pois engordar depende do total de calorias que ingerimos por dia e, além disso, do equilíbrio entre as calorias consumidas e gastas. No entanto, é uma das frutas mais calóricas. Assim, uma unidade pode chegar às 130 Kcal.

Por vezes esta fruta é desaconselhada a quem está a fazer um plano de emagrecimento. Nós não somos todos iguais. Desse modo, pode haver necessidade de restringir estas calorias para introduzir outros alimentos. Cada caso de emagrecimento é um caso.

De notar, contudo, que o dióspiro é uma fruta sazonal, rica em vitaminas e sais minerais. Assim sendo, é uma fruta interessante do ponto de vista nutricional.

Se acaso, pretender emagrecer, marque consulta de Nutrição. Além disso, leia aqui os truques para emagrecer e não voltar a engordar. 

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,

nuggets saudáveis de frango, pela nutrição

Nuggets Saudáveis de Frango

Esta receita de nuggets saudáveis de frango promete conquistar toda a família. Não deixe de experimentar esta receita da nutricionista Andreia Vieira. Ingredientes para os nuggets saudáveis de frango: 200g de corn flakes 0% açúcares 120g de iogurte natural sólido Sumo e raspa de 1 limão Sal, pimenta q.b. 1Kg de peito de frango cortado

Diferenças entre homens e mulheres; diferenças nutricionais entre homens e mulheres; pela nutrição

Homens e Mulheres: Diferenças Nutricionais

Mulheres e homens não são iguais, bem sabemos. Mas quais as diferenças nutricionais entre homens e mulheres? Descubra com a ajuda da nutricionista Andreia Vieira as principais diferenças. Diferenças nutricionais entre homens e mulheres   Em primeiro lugar, a diferença mais evidente está relacionada com as necessidades energéticas. Por norma, homens em idade adulta que