A intolerância à lactose é comum. Surge quando não se consegue fazer a digestão da lactose. Conheça os alimentos que deve evitar se acaso sofrer desta intolerância alimentar.
Antes de mais nada convém explicar a diferença entre alergia e intolerância alimentar.
Ao contrário da alergia, a intolerância alimentar não envolve o sistema imunitário. Assim, os sintomas de uma intolerância alimentar são menos graves do que os sintomas de uma alergia.
A alergia pode levar a dificuldades respiratórias e até à morte.
Sintomas da Intolerância à lactose
A intolerância à lactose resulta da ausência ou da pouca atividade da enzima lactase.
Esta enzima faz a digestão da lactose e encontra-se no intestino. A lactose é o açúcar naturalmente presente nos laticínios. Sem a ação desta enzima, a lactose permanece no intestino causando desconforto.
Os sintomas mais comuns desta intolerância são: dor abdominal; diarreia; sensação de barriga inchada e gases.
No entanto, o diagnóstico desta intolerância faz-se pela realização do teste de hidrogénio expirado.
Alimentos a evitar nesta Intolerância
Antes de mais nada, convém salientar que a tolerância à lactose varia de pessoa para pessoa.
Assim, algumas pessoas não têm sintomas com o consumo baixo de lactose. Enquanto outras têm de eliminar totalmente este açúcar.
O leite e o iogurte são os alimentos mais ricos em lactose. Se acaso apresentar esta intolerância, experimente o leite e o iogurte sem lactose. Estes alimentos não têm lactose mas as suas características nutricionais mantêm-se.
Quanto aos queijos, são os curados e os de pasta dura com menor quantidade de lactose. Os queijos frescos são mais ricos em lactose. Ainda assim, encontra à venda queijos sem lactose.
As bebidas vegetais, como por exemplo as de soja; arroz; aveia ou amêndoa também não têm lactose. Caso opte por estas bebidas escolha as sem adição de açúcares.
No entanto, beber leite não é igual a beber bebida de soja. Leia este artigo acerca do leite.
Com toda a certeza, a consulta de nutrição pode ajudá-la/o a adaptar a sua alimentação a esta intolerância.