Intolerância à lactose: Sintomas e Alimentos a Evitar

Intolerância à lactose, Pela Nutrição

A intolerância à lactose é comum. Surge quando não se consegue fazer a digestão da lactose. Conheça os alimentos que deve evitar se acaso sofrer desta intolerância alimentar.

 

Antes de mais nada convém explicar a diferença entre alergia e intolerância alimentar.

Ao contrário da alergia, a intolerância alimentar não envolve o sistema imunitário. Assim, os sintomas de uma intolerância alimentar são menos graves do que os sintomas de uma alergia.

A alergia pode levar a dificuldades respiratórias e até à morte.

Sintomas da Intolerância à lactose

A intolerância à lactose resulta da ausência ou da pouca atividade da enzima lactase.

Esta enzima faz a digestão da lactose e encontra-se no intestino. A lactose é o açúcar naturalmente presente nos laticínios. Sem a ação desta enzima, a lactose permanece no intestino causando desconforto.

Os sintomas mais comuns desta intolerância são: dor abdominal; diarreia; sensação de barriga inchada e gases.

No entanto, o diagnóstico desta intolerância faz-se pela realização do teste de hidrogénio expirado.

 

Alimentos a evitar nesta Intolerância

Antes de mais nada, convém salientar que a tolerância à lactose varia de pessoa para pessoa.

Assim, algumas pessoas não têm sintomas com o consumo baixo de lactose. Enquanto outras têm de eliminar totalmente este açúcar.

O leite e o iogurte são os alimentos mais ricos em lactose. Se acaso apresentar esta intolerância, experimente o leite e o iogurte sem lactose. Estes alimentos não têm lactose mas as suas características nutricionais mantêm-se.

Quanto aos queijos, são os curados e os de pasta dura com menor quantidade de lactose. Os queijos frescos são mais ricos em lactose. Ainda assim, encontra à venda queijos sem lactose.

As bebidas vegetais, como por exemplo as de soja; arroz; aveia ou amêndoa também não têm lactose. Caso opte por estas bebidas escolha as sem adição de açúcares.

No entanto, beber leite não é igual a beber bebida de soja. Leia este artigo acerca do leite. 

Com toda a certeza, a consulta de nutrição pode ajudá-la/o a adaptar a sua alimentação a esta intolerância.

 

Marque consulta de nutrição. 

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,