Leite Creme Saudável (Ideal para o Natal)

Natal Saudável

 

O Natal está a chegar. Inegavelmente, esta época é caracterizada por excessos alimentares. Ao propósito, trago-vos uma receita de Leite Creme saudável. Esta sobremesa por estar presente na nossa mesa de Natal. Uma delícia, sem desrespeitar a tradição.

 

Sem dúvida que Natal sem doces e sem exageros, não existe! Em Portugal estão documentados vários pratos e doces típicos desta época, consoante a região do país.

Sou da opinião que ter uma alimentação saudável consiste em ter cuidados no dia-a-dia mas também em sair da rotina alimentar, sempre que a vida o exija.

Aliás, o Natal é um bom exemplo de uma época do ano em que é possível sair da rotina alimentar (comer mais doces e maior quantidade de comida) e ainda assim ser saudável.

Afinal, não são estes 2 ou 3 dias do ano que nos vão fazer mal à saúde, desde que recomece os seus hábitos alimentares logo que acabe a celebração.

Também é importante, a meu ver, manter as tradições. O Natal também é comida, também são recordações e memórias alimentares.  Afinal, quem não se recorda do cheirinho das cozinhas das avós? Do cheirinho a canela, a mel e a rabanadas acabadas de fritar?

Trago-vos uma receita de Leite Creme que tem como objetivo não desrespeitar a tradição mas, com menor quantidade de açúcar.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde o consumo de açúcar deve ser limitado a 5 a 10% do valor calórico total diário (30 a 60g de açúcar por dia).

Dessa forma, esta receita vai de encontro ao recomendado.

Leite creme saudável, pela nutrição, nutricionista

Ingredientes para 8 doses de Leite Creme Saudável

 

  • 1 litro de leite magro sem lactose
  • 100g de açúcar (se tiver em casa, pode usar o mascavado ou o amarelo, por exemplo) ou 3 colheres de sopa de stevia (adoçante natural)
  • 1 casca de limão
  • 1 pau de canela
  • 6 gemas de ovo
  • 40g de farinha maizena

Modo de preparação do Leite Creme Saudável

 

  • Em primeiro lugar, coloque numa panela 900ml de leite, a casca de limão e o pau de canela. Leve ao lume e deixe ferver. Retire do lume e reserve.
  • Em segundo lugar, num recipiente misture o restante leite (100ml) com o açúcar, as gemas e a farinha maizena. Mexa com uma colher de arames até obter um creme homogéneo. Adicione a esta mistura o leite quente, em fio. Vá mexendo com a colher de varas.
  • Em terceiro lugar, leve a mistura ao lume durante 2 minutos. Vá mexendo a mistura. Não deixe levantar fervura, para não talhar. Emprate o leite creme e deixe arrefecer.
  • Por fim, sirva polvilhado com canela ou queime-o com uma colher de chá de açúcar.

 

Dicas da Nutricionista

  • Inegavelmente, do ponto de vista calórico, os diferentes açúcares são muito parecidos. Têm 390 Kcal por 100g de produto. Ao utilizar o adoçante stevia, estará a reduzir as calorias do Leite Creme.
  • O açúcar amarelo, ao contrário do açúcar branco, é parcialmente refinado. Enquanto que o açúcar mascavado não é refinado, mantendo algumas vitaminas e sais minerais da cana do açúcar.
  • Pelo facto de se utilizar, nesta receita, o leite sem lactose, obtemos um sabor naturalmente mais doce.
  • As claras que sobram desta receita, podem ser usadas para fazer uma omelete de claras.
  • Os doces foram feitos para ocasiões especiais. Acaba o Natal, acabam os exageros. Recomece e se precisar de ajuda marque consulta de nutrição. 
pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,