Perder volume abdominal: Dicas da Nutricionista

Perder volume abdominal, Pela Nutrição

Se a barriga a/o incomoda, este artigo promete ajudar. Perder volume abdominal é antes de mais nada importante para a sua saúde mas também para a sua autoestima. Veja aqui as dicas da nutricionista Andreia Vieira para perder volume na barriga.

Sem dúvida que ter maior volume abdominal está associado a um maior risco cardiovascular, a um maior risco de desenvolvimento de diabetes, de doenças respiratórias, ósseas e articulares. Assim, a medição deste volume é de grande interesse para a sua saúde.

Como medir o volume abdominal?

Para que faça uma medição correta, faça a leitura deste volume na zona mais estreita do abdómen, conhecida pela cintura natural. Além disso, se acaso pretender pode também medir à volta do umbigo. Logo após a expiração, meça o volume. Faça 2 medições e calcule a média.

Eventualmente, pode ter alguma dificuldade em medir os volumes corporais sozinha/o. De facto, nem sempre é uma tarefa fácil e nem sempre os resultados das 2 medições são idênticas. Assim, deixo a sugestão desta fita métrica inteligente: 

perder volume abdominal, pela nutrição

 

Com esta fita métrica obtenha resultados precisos. Além disso, é retrátil, fácil de bloquear e ainda permite a gravação dos resultados.

Para as mulheres, o volume abdominal deve estar mais baixo do que 80 cm. Para os homens, o volume abdominal deve ser mais baixo do que 94cm.

 

Que outros volumes são importantes para a nossa saúde?

A medição do volume da anca é também importante para a nossa saúde. Assim, deve medir o volume da anca na maior circunferência ao nível do glúteo.

Se acaso pretender saber o seu risco de saúde cardiovascular deve fazer a seguinte conta:

Perímetro da cinta (cm) / Perímetro da anca (cm)

Nas mulheres, pretende-se que este cálculo seja inferior a 0,85. Nos homens pretende-se que este valor seja mais baixo do que 0,9.

 

Dicas da nutricionista para perder volume abdominal

Antes de mais nada convém dizer que a forma mais saudável e eficaz de perder volume na barriga é ter uma consulta de nutrição. De facto, um plano de alimentação individualizado permite a obtenção de resultados mais rápidos e sustentados no tempo. Além disso, o acompanhamento por um personal trainer pode ajudar também nos resultados. No entanto, posso destacar algumas dicas para começar já a perder volume abdominal:

  • Perceba se faz mal a digestão de algum alimento; se é intolerante a algum ingrediente e se o intestino está a funcionar bem. Eventualmente o funcionamento do sistema digestivo e intestinal podem estar a contribuir para o maior volume da barriga.
  • Bebe muita água. A água facilita a desintoxicação e o desinchaço. Confira aqui as suas necessidades em água. 
  • Evite bebidas açucaradas e refrigerantes.
  • Coma sopa e invista nas saladas e legumes. A fibra ajuda no funcionamento intestinal e ainda na perda de peso.
  • Não coma fritos. Opte por cozidos, estufados em cru, caldeiradas, assados com pouca gordura e grelhados.
  • Reduza o sal. Escolhas as ervas aromáticas para dar sabor à comida, como os orégãos, salsa, açafrão, caril, cúrcuma, coentros, pimentão doce.
  • Evite fast-food e refeições prontas. Assim, evitará o consumo de gorduras e sal.
  • Faça várias refeições por dia. Assim evitará comer grandes quantidades de comida de cada vez que come.
  • Mastigue bem os alimentos – pelo menos 20 vezes antes de engolir.
  • Doces são para dias de festa. O consumo de açúcar leva a uma maior deposição de gordura a nível abdominal.
  • Evite enchidos, fumados, charcutaria e salsicharia. Para além de serem ricos em gorduras, são também ricos em sal.
  • Faça exercício físico. Aumentará o seu gasto energético e reduzirá mais o volume.

 

 

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,