Se a barriga a/o incomoda, este artigo promete ajudar. Perder volume abdominal é antes de mais nada importante para a sua saúde mas também para a sua autoestima. Veja aqui as dicas da nutricionista Andreia Vieira para perder volume na barriga.
Sem dúvida que ter maior volume abdominal está associado a um maior risco cardiovascular, a um maior risco de desenvolvimento de diabetes, de doenças respiratórias, ósseas e articulares. Assim, a medição deste volume é de grande interesse para a sua saúde.
Como medir o volume abdominal?
Para que faça uma medição correta, faça a leitura deste volume na zona mais estreita do abdómen, conhecida pela cintura natural. Além disso, se acaso pretender pode também medir à volta do umbigo. Logo após a expiração, meça o volume. Faça 2 medições e calcule a média.
Eventualmente, pode ter alguma dificuldade em medir os volumes corporais sozinha/o. De facto, nem sempre é uma tarefa fácil e nem sempre os resultados das 2 medições são idênticas. Assim, deixo a sugestão desta fita métrica inteligente:
Com esta fita métrica obtenha resultados precisos. Além disso, é retrátil, fácil de bloquear e ainda permite a gravação dos resultados.
Para as mulheres, o volume abdominal deve estar mais baixo do que 80 cm. Para os homens, o volume abdominal deve ser mais baixo do que 94cm.
Que outros volumes são importantes para a nossa saúde?
A medição do volume da anca é também importante para a nossa saúde. Assim, deve medir o volume da anca na maior circunferência ao nível do glúteo.
Se acaso pretender saber o seu risco de saúde cardiovascular deve fazer a seguinte conta:
Perímetro da cinta (cm) / Perímetro da anca (cm)
Nas mulheres, pretende-se que este cálculo seja inferior a 0,85. Nos homens pretende-se que este valor seja mais baixo do que 0,9.
Dicas da nutricionista para perder volume abdominal
Antes de mais nada convém dizer que a forma mais saudável e eficaz de perder volume na barriga é ter uma consulta de nutrição. De facto, um plano de alimentação individualizado permite a obtenção de resultados mais rápidos e sustentados no tempo. Além disso, o acompanhamento por um personal trainer pode ajudar também nos resultados. No entanto, posso destacar algumas dicas para começar já a perder volume abdominal:
- Perceba se faz mal a digestão de algum alimento; se é intolerante a algum ingrediente e se o intestino está a funcionar bem. Eventualmente o funcionamento do sistema digestivo e intestinal podem estar a contribuir para o maior volume da barriga.
- Bebe muita água. A água facilita a desintoxicação e o desinchaço. Confira aqui as suas necessidades em água.
- Evite bebidas açucaradas e refrigerantes.
- Coma sopa e invista nas saladas e legumes. A fibra ajuda no funcionamento intestinal e ainda na perda de peso.
- Não coma fritos. Opte por cozidos, estufados em cru, caldeiradas, assados com pouca gordura e grelhados.
- Reduza o sal. Escolhas as ervas aromáticas para dar sabor à comida, como os orégãos, salsa, açafrão, caril, cúrcuma, coentros, pimentão doce.
- Evite fast-food e refeições prontas. Assim, evitará o consumo de gorduras e sal.
- Faça várias refeições por dia. Assim evitará comer grandes quantidades de comida de cada vez que come.
- Mastigue bem os alimentos – pelo menos 20 vezes antes de engolir.
- Doces são para dias de festa. O consumo de açúcar leva a uma maior deposição de gordura a nível abdominal.
- Evite enchidos, fumados, charcutaria e salsicharia. Para além de serem ricos em gorduras, são também ricos em sal.
- Faça exercício físico. Aumentará o seu gasto energético e reduzirá mais o volume.