
Emagrecer de forma saudável vai muito além de simplesmente reduzir calorias. De facto, trata-se de escolher alimentos que favoreçam a saciedade, o equilíbrio metabólico e a sua saúde a longo prazo — sem dietas extremas ou proibições radicais. Assim, aqui estão 7 alimentos a evitar se quer emagrecer de forma saudável, sustentável e equilibrada:
1. Refrigerantes e Bebidas Açucaradas
Estas bebidas têm muitas calorias sem valor nutricional, não matam a fome e podem dificultar a perda de peso ao aumentar os níveis de açúcar no sangue.
Em suma, prefira água, água aromatizada, chá ou infusões sem açúcar.
2. Snacks Processados (batatas fritas, salgadinhos, etc.)
De facto, estes alimentos são ricos em gordura e sal, o que faz com que seja fácil comer em excesso. Além disso, não saciam e pouco tempo depois já voltamos a ter fome.
3. Produtos de Padaria Industrial (bolos, croissants, etc.)
Contêm farinhas refinadas, açúcar e gorduras de fraca qualidade. Provocam um aumento rápido do açúcar no sangue e, pouco depois, uma grande sensação de fome.
4. Doces
Entretanto, os doces fornecem muita energia, mas poucos nutrientes importantes. Não ajudam a controlar o apetite e podem aumentar a vontade de comer mais açúcar ao longo do dia.
5. Fritos
Os alimentos fritos têm, inegavelmente, muitas calorias e gordura, são mais difíceis de digerir e podem causar sensação de peso, inchaço e cansaço.
6. Cereais de pequeno almoço açucarados
Apesar de parecerem saudáveis, muitos são ricos em açúcar e pobres em fibra. Desta forma, funcionam mais como um doce do que como uma refeição equilibrada.
Em suma prefira cereais simples, com mais fibra e menos açúcar.
7. Enchidos e Fumados
Alimentos como chouriço, salsichas, fiambre e bacon são ricos em gordura, sal e também conservantes. Assim, o consumo frequente pode dificultar o emagrecimento e prejudicar a saúde.
Entretanto, marque a sua consulta de nutrição! Com toda a certeza, a nutricionista pode ajudá-lo/a a perder peso, com saúde!



