Proteína animal e Proteína vegetal

 

Alimentos ricos em proteína animal e proteína vegetal

A Proteína está na ordem do dia. Este nutriente está presente nos alimentos de origem animal e vegetal.  Mas sob o ponto de vista da Nutricionista, as proteínas não são todas iguais.

A proteína animal é completa. Todavia, o mesmo não acontece com todos os alimentos de origem vegetal. 

 

 

  • O que é a proteína e qual a sua função

 

Este nutriente é vital para o nosso organismo. É composto por vários aminoácidos.

Várias funções são atribuídas a este nutriente: 

  1. É responsável pelo crescimento e renovação das células e dos tecidos.
  2. Intervém na formação de hormonas e anticorpos.
  3. É o maior constituinte dos músculos.

 

 

  • Proteína animal e Proteína vegetal

 

  1. A proteína dos alimentos de origem animal é de excelente qualidade.

 

Estes alimentos têm todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo. Nesse sentido, a carne, o peixe, os mariscos, os ovos e os laticínios são boas fontes de proteína.

 

     2. Todavia, o mesmo não se passa com todos os alimentos de origem vegetal.

 

Só para exemplificar: a proteína da soja; do tofu; da quinoa; do amaranto, trigo sarraceno e do millet e das sementes é de boa qualidade.

Ao passo que os frutos secos e as leguminosas apresentam menor qualidade proteica.

 

 

  • Qualidade proteica 

 

Com a finalidade de melhorar a qualidade proteica dos alimentos de origem vegetal, há truques essenciais:

 

  1. Combine na mesma refeição um cereal com uma leguminosa. Assim sendo, a combinação de arroz com feijão, por exemplo, faz todo o sentido.

A fim de se inspirar, veja esta receita de caril de grão.  Com toda a certeza, um bom exemplo de como podemos combinar bem os alimentos.

 

     2. Misture os frutos secos com sementes.

 

Em conclusão, podemos afirmar que a combinação dos alimentos faz toda a diferença na nossa alimentação.

 

Ainda assim, consulte a nutricionista para adicionais esclarecimentos. 

Se pretender seguir uma alimentação vegetariana, procure ajuda de um nutricionista.

 

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