Calorias dos alimentos

Calorias dos alimentos, pela nutrição

Eventualmente tem-se questionado acerca das calorias dos alimentos. De facto, ter uma noção das calorias que consumimos resulta num maior controlo de peso. Aumente os seus conhecimentos acerca deste tema com este artigo.

A importância de saber as calorias dos alimentos

Engordar e Emagrecer depende do equilíbrio entre as calorias ingeridas e as calorias gastas. Isto é, se acaso pretender emagrecer deverá comer menos calorias do que gasta ou então menos calorias do que habitualmente come. Se acaso pretender saber mais sobre a perda de peso, compre esta aula sobre perda de peso. 

Assim, é importante sabermos quantas calorias o nosso corpo gasta e quantas calorias comemos nos alimentos.

Nesse sentido, podemos usar estas balanças de bioimpedância, no caso de querermos saber o nosso gasto energético. Entretanto, pode marcar consulta de nutrição para uma avaliação mais individualizada.

Calorias dos alimentos

Para sabermos o valor calórico dos alimentos podemos consultar a Tabela de Composição de Alimentos Portuguesa. Além disso, fique com esta tabela. Por certo, resume o valor calórico dos principais grupos de alimentos:

 

Alimento

Energia

240ml de leite ou 1 iogurte ou 1 fatia de queijo (magros)

80 Kcal

1 chávena almoçadeira de legumes

25 kcal
100g a 120g de fruta

50 Kcal

25g de pão ou 55g de arroz ou massa ou 80g de batata ou 25g de cereais simples

70 kcal

30g de carne ou peixe ou ovo

55 kcal

1 colher de chá de azeite ou manteiga ou margarina (5g)

45 Kcal

 

Entretanto, nem sempre é fácil ter noção do peso dos alimentos. Aliás, mediante o tamanho do pão, das frutas e de um bife, por exemplo, há uma grande diferença no valor calórico consumido. Deste modo, pode fazer jeito uma Balança de alimentos. 

 

Calorias dos alimentos, Balança de alimentos, pela nutrição

 

Assim, com esta balança saberá de forma rápida o valor calórico dos alimentos, mas também a quantidade de hidratos de carbono, proteínas e gorduras. Inegavelmente, uma boa forma de controlar o que come e ainda de controlar o seu peso.

Entretanto esta balança é uma ajuda preciosa para atletas e desportistas. Além disso, é uma balança essencial para os diabéticos. 

 

 

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,