Ementa Semanal Saudável: Sugestões da Nutricionista

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Acredito que ter uma ementa semanal saudável a/o vai ajudar a ter maior controlo alimentar. Assim, deixo-lhe sugestões de refeições saudáveis para toda a semana.

Fazer o planeamento de uma ementa semanal pode ser muito vantajoso. De facto, este planeamento ajuda a adotar hábitos mais saudáveis, poupar tempo na cozinha e garantir que compra apenas o que é necessário. 

Ementa Semanal Saudável

Em primeiro lugar convém dizer que todas as refeições devem começar por uma boa sopa de legumes. Desta forma, varie as sopas. Aceda a receitas de sopas neste e-book.

Além disso, pode terminar a sua refeição com uma peça de fruta.

Segunda-feira

Almoço:  

Salada de tomate e pepino + Arroz de cenoura + Bife de frango grelhado (temperado com limão e manjericão)

Jantar: 

Brócolos cozidos + Caldeirada de peixes

Terça-feira

Almoço:

Massa integral salteada com cogumelos e couve branca + peito de peru salteado

Jantar:

Omelete de cebola e salsa+ salada mista

Quarta-feira

Almoço:

Coelho à caçador + salada de alface e agrião

Jantar:

Dourada assada no forno+ batata assada no forno+ feijão verde cozido

Quinta-feira

Almoço:

Arroz de feijão e couves + sardinha assada no forno

Jantar:

Beringela recheada com carne de vaca estufada em crú + espinafres salteados

Sexta-feira

Almoço: 

Arroz basmati de cogumelos e cenoura + tirinhas de peito de frango salteadas + salada de tomate

Jantar: 

Lasanha de lentilhas + salada mista

Sábado

Almoço: 

Hamburguer caseiro de frango em bolo do caco + salada e tomate

Jantar:

Salmão assado no forno com batata-doce cozida+ molho verde+ repolho cozido

Domingo

Almoço:

Arroz de bacalhau com tomate e pimentos + salada mista

Jantar:

Wrap de ovo

Dicas para uma ementa semanal saudável

Em primeiro lugar varie a carne com o peixe e o ovo. Além disso, alterne a proteína animal com a vegetal. Assim, não perca a oportunidade de comer feijão ou grão de bico ou lentilhas em vez de carne ou peixe.

Em segundo lugar varie os acompanhamentos. Assim, alterne o arroz com a massa e a batata. Dessa forma, será mais fácil ter uma alimentação saudável.

Por fim, varie as saladas com os legumes. Ademais não se esqueça de optar pelos legumes da época.

Tenha um estilo de vida saudável. Se acaso precisar de ajude, marque consulta de nutrição.

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