Feijoada de Legumes (Receita Vegetariana)

Feijoada, feijoada de legumes, feijão, Pela Nutrição, Nutricionista Andreia Vieira

Se acaso pretender variar a sua alimentação e apostar no consumo de leguminosas, registe esta receita. Esta feijoada de legumes é tão saborosa que dispensa carne. Assim, terá uma refeição vegetariana e saciante.

É consensual que devemos aumentar o consumo de leguminosas, como o feijão, e diminuir o consumo de alimentos de origem animal, como a carne. De facto, os dados revelam que “os portugueses consomem metade da quantidade de leguminosas que deveriam consumir” e “consomem três vezes mais carne” do que produtos de origem vegetal. “ Ademais sabemos que as leguminosas são alimentos muito ricos, do ponto de vista nutricional e são alimentos com menor impacto ambiental. Entretanto se pretender saber mais acerca deste tema, subscreva este ebook de Alimentação sustentável. 

Receita de Feijoada de Legumes

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 350g de feijão vermelho cru
  • 300g de cogumelos portobello
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 1 cenoura média
  • 1 repolho
  • 3 tomates maduros
  • 180g de arroz
  • 3 colheres de sopa de amêndoas com casca picadas
  • sal, malagueta, páprica/colorau fumada/o, salsa, louro, azeite q.b

Modo de preparação:

  • Em primeiro lugar, comece por demolhar com 12 horas de antecedência os feijões. Rejeite a água da demolha. Coza os feijões em água abundante durante 40 minutos. No final da cozedura tempere com sal.
  • Em segundo lugar, faça um estufado em cru com 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; os cogumelos laminados; os tomates picados e a cenoura cortada em rodelas. Tempere com sal, 1 malagueta, 1 folha de louro e páprica/colorau fumada/o. Acrescente 1 colher de sopa de azeite e deixe cozinhar tudo ao mesmo tempo com o tacho tapado. Entretanto adicione o repolho cortado em juliana e acrescente ao preparado de legumes. Se acaso precisar, acrescente a água de cozer os feijões. Deixe cozinhar 20 minutos. Por fim, acrescente os feijões cozidos. Depois de apurado, termine com salsa picada. Reserve.
  • Em terceiro lugar faça um arroz seco. Junte numa panela uma cebola picada e 1 dente de alho picado. Acrescente 1 colher de sopa de azeite e 360ml de água. Leve ao lume. Quando levantar fervura acrescente o arroz e tempere com sal. Deixe cozer 15 a 20 minutos. Finalize com amêndoas picadas.

Se entretanto pretender alterar a sua alimentação subscreva esta aula de alimentação vegetariana. Além disso, marque consulta de nutrição, de modo o obter um plano alimentar individualizado.

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,

nuggets saudáveis de frango, pela nutrição

Nuggets Saudáveis de Frango

Esta receita de nuggets saudáveis de frango promete conquistar toda a família. Não deixe de experimentar esta receita da nutricionista Andreia Vieira. Ingredientes para os nuggets saudáveis de frango: 200g de corn flakes 0% açúcares 120g de iogurte natural sólido Sumo e raspa de 1 limão Sal, pimenta q.b. 1Kg de peito de frango cortado