Pretende otimizar o seu rendimento escolar e profissional? A nutricionista Andreia Vieira sugere 7 dicas alimentares para um cérebro mais saudável.
7 Dicas alimentares para um cérebro saudável
1. Tenha um bom consumo de proteínas. Desta forma, é importante o consumo adequado de laticínios, carnes magras, peixe, ovos, feijão, grão-de-bico, favas, ervilhas, lentilhas e frutos secos.
2. Consuma em todas as refeições alimentos ricos em hidratos de carbono. Assim, consuma em todas as refeições arroz e massa integral; batata; leguminosas (feijões, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas); cereais; tostas e bolachas (simples) integrais. Por outro lado, deve evitar os açúcares simples, como por exemplo os contidos nos bolos e doces. Estes açúcares têm o efeito oposto.
3. Reforce o consumo de gorduras boas. De facto, o consumo de gorduras boas que vem do peixe, do azeite, das gorduras vegetais, do abacate, dos frutos secos e sementes melhora o Quociente de Inteligência, a concentração e a atenção.
4. Tenha uma alimentação rica em legumes, vegetais e fruta. Só para exemplificar, inicie a sua refeição com uma boa sopa e acompanhe a refeição com salada ou legumes. Coma, pelo menos, 3 peças de fruta por dia.
5. Tome o pequeno almoço. Entretanto, confira aqui algumas sugestões de pequenos almoços saudáveis.
6. Faça exercício físico. Assim, leia aqui todos os benefícios da atividade física.
7. Por fim, beba água. Será que está a beber a água que o seu corpo necessita?