Cereais de pequeno-almoço: as escolhas saudáveis

Cereais de pequeno-almoço, pela nutrição, nutricionista Andreia Vieira

Certamente concordará comigo: os cereais de pequeno-almoço são um alimento prático. Além disso, são a melhor escolha para quem anda sempre com pressa. No entanto, nem sempre são alimentos saudáveis. Assim, a nutricionista Andreia Vieira vai ajudá-la/o a escolher os melhores cereais. Sem dúvida, será uma excelente ajuda para o seu dia-a-dia.

Cereais de Pequeno-almoço

Em primeiro lugar, fique a saber que os cereais de pequeno-almoço são saudáveis se tiverem no máximo 5g de açúcar por 100g de produto.

Além disso, devem ter, no máximo, 3g de gordura por cada 100g e 1,5g de gordura saturada por 100g.

Por fim, é conveniente que tenham pelo menos 6g de fibra por cada 100g.

Assim e antes de mais nada vamos analisar a seguinte tabela:

Tipo de cereal Açúcar (g/100g)  Gordura (g/100g)  Gordura saturada (g/100g) Fibra (g/100g)
Cornflakes 6,2 1,1 0,3 3,9
Flocos de aveia 3 5,8 1,3 6,7
Granola de frutos secos e sementes(valor médio) 16,9 25,8 4,3 7,9
Quinoa puf 1,1 3,6 0,6 6,6
Millet puf 0,55 3,4 0,67 2,7
Arroz puf 1,3 2,1 0 2,1
Cereais all bran 18 3,5 0,7 27
Muesli 16,8 6,7 1,1 6,8
Cereais de chocolate 24,8 4,6 1,3 8

Fonte: INSA

Cereais de Pequeno-almoço Saudáveis

Assim, conforme podemos ver na tabela, são os flocos de aveia e os cereais puf que menos açúcar têm. Ademais, os cereais de milho também têm um valor de açúcar aceitável.

A saber todos os cereais têm pouca gordura saturada. De facto, alguns cereais têm alguma gordura, mas é gordura saudável. No entanto, o mesmo não acontece com a granola. Aliás, a granola tem quase 3 vezes mais gordura saturada do que o recomendado.

Inegavelmente, são boas fontes de fibra a aveia, a granola, a quinoa puf, os cereais muesli, mas também os cereais de chocolate.

Em suma, podemos afirmar que, de um modo geral, as melhores opções são os flocos de aveia, os cereais puf e os cereais de milho. 

Visto que o pequeno-almoço é uma refeição importante do nosso dia, aceda a este e-book de pequenos-almoços saudáveis.

Se acaso pretender variar os seus pequenos-almoços veja também estas receitas: Panquecas de aveia; Crepes integrais e por fim Papas de aveia.

Sem dúvida que a consulta de nutrição permite retirar todas as suas dúvidas. Assim, marque a sua consulta. Com toda a certeza terá um plano alimentar individualizado. 

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,

nuggets saudáveis de frango, pela nutrição

Nuggets Saudáveis de Frango

Esta receita de nuggets saudáveis de frango promete conquistar toda a família. Não deixe de experimentar esta receita da nutricionista Andreia Vieira. Ingredientes para os nuggets saudáveis de frango: 200g de corn flakes 0% açúcares 120g de iogurte natural sólido Sumo e raspa de 1 limão Sal, pimenta q.b. 1Kg de peito de frango cortado

Diferenças entre homens e mulheres; diferenças nutricionais entre homens e mulheres; pela nutrição

Homens e Mulheres: Diferenças Nutricionais

Mulheres e homens não são iguais, bem sabemos. Mas quais as diferenças nutricionais entre homens e mulheres? Descubra com a ajuda da nutricionista Andreia Vieira as principais diferenças. Diferenças nutricionais entre homens e mulheres   Em primeiro lugar, a diferença mais evidente está relacionada com as necessidades energéticas. Por norma, homens em idade adulta que