Húmus de Grão (Uma versão da Nutricionista)

Humus de grão

Esta receita de Húmus de Grão é uma versão saudável da Nutricionista Andreia Henriques Vieira. Acompanha bem com pão torrado, com bolachas marinheiras, com gressinos, com cenoura e com pepino aos palitos. Com efeito, é uma receita versátil, ideal para um encontro de amigos.

Receita de Húmus de Grão (6 pessoas)

Ingredientes:

  • 400g de grão de bico cozido
  • 2 fatias de beringela picadas
  • 1 cebola roxa picada
  • 1/4 de pimento vermelho cortado em cubos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal q.b., 2 dentes de alho e salsa q.b.

 

Modo de preparação:

  • Em primeiro lugar comece por demolhar em água, durante 24 horas o grão de bico. Ao fim das 12 horas troque a água.
  • Seguidamente, escorra a água. Coloque o grão a cozer em água e sal durante 1 hora.
  • Entretanto, coloque numa frigideira antiaderente a cebola, a beringela e o pimento. Tempere com sal e alho e acrescente uma colher de sopa de azeite. Deixe saltear estes legumes 5 minutos. Por fim, rale esta mistura, com o auxílio de um liquidificador.
  • Assim que o grão de bico esteja cozido, escorra a água de cozedura e reserve-a. Junte o grão aos legumes ralados. Acrescente uma colher de sopa de azeite. Leve novamente a mistura ao liquidificador, até obter uma textura cremosa.
  • Se acaso precisar de retificar a textura pode usar um pouco da água de cozedura do grão de bico. Por fim, termine com salsa picada e alguns grãos inteiros.

Dicas da Nutricionista para a Receita de Húmus de Grão

 

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,