Quinoa: Saiba como a Cozinhar

Quinoa, Pela Nutrição

 

A Quinoa é um grão que pode ser introduzido na nossa alimentação. De facto, este alimento tem vários benefícios para a nossa saúde. Contudo, nem sempre o seu sabor é do agrado de todos. Saiba como cozinhar a Quinoa na perfeição!

Este grão tem uma composição nutricional muito interessante. A saber, é rico em proteína, gordura insaturada, fibra, ferro, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B.

Com efeito a proteína da Quinoa é completa.

Assim sendo, pode ser incluída na alimentação dos vegetarianos. Se acaso for vegetariano/a, pode também interessar esta receita de Hambúrguer de Feijão ou de Caril de grão.

Para quem pratica uma alimentação mediterrânica, pode ser usada para reduzir o consumo de proteína animal. De facto, as proteínas de origem vegetal completas são um bom substituto das proteínas de origem animal. Além do mais têm um menor impacto ambiental. 

De salientar também que este grão não contém glúten. Assim sendo, torna-se um alimento a considerar na alimentação dos celíacos ou dos alérgicos e/ou intolerantes ao glúten. Se acaso precisar de mais receitas sem glúten, pode ver esta de Noodles.

Como Cozinhar a Quinoa

  • Em primeiro lugar deve demolhar o grão 4 a 6 horas. Este processo melhora a digestão deste grão.
  • Seguidamente, lave bem a quinoa, em água corrente, usando um escorredor fino. Apenas quando não existir espuma é que deve parar de a lavar. Desta forma, retiramos o sabor intenso deste grão.
  • Entretanto, coloque a ferver a água temperada com sal. Deverá usar o dobro de água mediante a quantidade de quinoa. Se, por exemplo, colocou 1 chávena a demolhar, deve colocar 2 chávenas de água.
  • Quando a água começar a ferver, junte a quinoa e deixe ferver 5 minutos com o tacho destapado. Após esse tempo, tape o tacho e deixe cozer, em lume brando, mais 5 minutos.
  • Por fim, retire-a para o escorredor e lave-a novamente em água corrente. O sabor característico e indesejável deste alimento irá desaparecer!

 Receita de Quinoa

  • Depois que a quinoa esteja cozida, coloque-a numa frigideira e adicione alho picado, cebola às rodelas e 1 colher de sopa de azeite. Deixe saltear 2 minutos.
  • Seguidamente adicione cenoura partida às rodelas e tomatinhos. Deixe apurar mais 3 minutos.
  • Por fim, termine com laranja partida em gomos. Sirva de imediato.

 

Se acaso pretender mudar a sua alimentação, marque consulta de Nutrição.

 

pataniscas, pataniscas de legumes, pela nutrição, nutricionista andreia vieira

Pataniscas de Legumes: Uma opção vegetariana

Experimente estas pataniscas de legumes, uma versão vegetariana das clássicas pataniscas, perfeitas para um lanche saudável ou acompanhamento leve para qualquer refeição! Sem dúvida uma receita fácil e deliciosa. Ingredientes: 1/2 cebola 1/2 alho francês 2 cenouras 1 courgete 4 ovos 150ml de leite (ou bebida vegetal sem açúcar) 200g de farinha de trigo integral

BRIGADEIRO SAUDAVEL, PELA NUTRIÇÃO, RECEITAS SAUDÁVEIS, NUTRICIONISTA ANDREIA VIEIRA

Brigadeiros Saudáveis: Uma Receita da Nutricionista

Estes brigadeiros saudáveis são um snack cheio de sabor para qualquer hora do dia. Feitos com ingredientes naturais, estes docinhos são uma opção deliciosa para satisfazer os desejos sem comprometer a saúde. Com apenas alguns passos pode criar esta tentação saudável! Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de nozes, avelãs ou amêndoas (escolha uma ou misture conforme

caldeirada de peixe, pela nutrição

Caldeirada de Peixe: Receita da Nutricionista

Nada melhor do que uma caldeirada de peixe para alegrar os nossos dias. Este prato é fácil e rápido de confecionar. Experimente e delicie-se! Ingredientes para a caldeirada de peixe (4 pessoas): 3 cebolas 1/2 pimento vermelho e1/2 pimento verde 600g de batatas 200g de tomate pelado 600g de peixe à sua escolha (cação, rafio,